Prazeres / Sabores

Pratos de chef em casa? Esta nova app só entrega restaurantes de topo

Já imaginou finalizar o seu próprio prato, com indicações do chef, em sua casa? É esta a proposta da Volup, um serviço de entregas premium que reúne restaurantes como O Frade, Tasca da Esquina, Eleven e Kanazawa.

Foto: Francisco Angelino
15 de janeiro de 2021 | Rita Silva Avelar

À beira de um novo confinamento, os restaurantes voltam a reinventar-se e precisam de ajuda para sobreviver. Por outro lado, também os clientes precisam de arranjar novas estratégias para enfrentar o isolamento, e a alimentação não fica de fora. E se numa primeira fase estávamos limitados aos serviços de entrega em casa do costume, chegou agora uma novidade que quer fazer a diferença.

Álvaro Meyer, empreendedor e fundador da Volup.
Álvaro Meyer, empreendedor e fundador da Volup.

Chama-se Volup e é uma ideia do jovem empreendedor espanhol Álvaro Meyer, de 25 anos: é premium, só contempla a oferta de restaurantes com qualidade e a maioria com assinatura de chef, entrega em Lisboa e está prestes a alargar-se a Cascais e Oeiras. E, o mais importante, entrega rápido para que a comida chegue ainda quente a nossa casa. "Eu tive esta ideia no final de junho. Falei com um restaurante que queria lançar o seu próprio delivery e precisavam de ajuda com a logística. Pensei em criar uma plataforma que tivesse um serviço mais personalizado, e foi depois de falar com chefs e restaurantes que percebi que todos queriam o mesmo." Daí até a app se tornar séria foi um pequeno passo.

Sobre os restaurantes, que atualmente são nove, mas em breve serão mais, o fundador explica que o objetivo sempre foi ter "comida de alta qualidade, não é um restaurante que tenha uma conta média de €80 ou €100, mas sim que tenha um serviço que esteja em sintonia com a nossa oferta. O nosso filtro não é preços nem nome. Da lista atual fazem parte O Frade, do chef Carlos Afonso, o Kanazawa, do chef Paulo Morais, o Tasca da Esquina, do chef Vitor Sobral, o Eleven, do chef Joachim Koerper, mas também o Essencial, o Terroir, o Geographia, o Solar dos Nunes e o Delfina."São 9, mas juntar-se-ão mais 14 nas próximas semanas e estamos a crescer muito rápido." Entre as novidades, chegam em breve o Drogaria, o Laurentina e o Varanda. 

Um dos pratos disponíveis no Frade.
Um dos pratos disponíveis no Frade.
Um dos pratos disponíveis no Tasca da Esquina.
Um dos pratos disponíveis no Tasca da Esquina.

Quanto às entregas, são feitas de carro e pelos navigators, que em breve terão uma formação mais detalhada no sentido de, no futuro, poderem até terminar de empratar o prato em casa do cliente – ou indicar-lhe como fazê-lo. "É uma opção que vamos incluir mais para a frente. Por exemplo, tanto o chef Vitor Sobral como o chef Paulo Morais têm pratos que é preciso finalizar em casa, e no caso do Kanazawa, há um prato com temaki que o cliente finaliza em casa, com recurso a um vídeo com instruções do chef a explicar como fazê-lo. A ideia nunca será viver a experiência do restaurante, mas criar uma experiência nova que também tenha um lado interactivo."

Um dos pratos disponíveis no Terroir.
Um dos pratos disponíveis no Terroir.

Carlos Afonso, chef d’O Frade, encontrou. "Decidimos associar-nos à Volup porque acreditamos em empresas jovens, com empreendedorismo dinâmico, revimo-nos nesse espírito. A cozinha e a distribuição são àreas que se complementam, ainda para mais nestes tempos pandémicos." Na plataforma, O Frade disponibiliza alguns petiscos, por exemplo os já famosos coelho de coentrada ou pato de escabeche e uma boa seleção dos vinhos disponíveis do restaurante, mas a ideia é alargar esta oferta e diversificá-la. "A Volup quer oferecer um serviço diferenciador associado à qualidade premium. Vamos tentar variar pratos, já que O Frade tem uma carta e uma cozinha pequenas, mas iremos continuar a inovar muito, muito mais agora, que teremos tempo para o fazer."

Carlos Afonso, d'O Frade.
Carlos Afonso, d'O Frade. Foto: Francisco Angelino

Sobre os tempos de confinamento que se avizinham, e que inevitavelmente tenderão a afetar a restauração, diz: "queremos continuar a cozinhar durante este confinamento, temos medo e respeito mas já conhecemos as regras."

A nova aplicação é intuitiva, rápida, e vai dando notificações conforme o estado da encomenda, desde que o chef começa a confecioná-la ao momento da entrega  (neste último ponto, é-lhe dito quanto tempo demora o navigator a chegar).

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