Prazeres / Sabores

Esta garrafa de whisky vai ser de papel

A Johnny Walker reinventou-se e vai apostar em novos materiais mais leves e tecnológicos: é a primeira edição limitada de uma garrafa feita em papel, a partir de resíduos de madeira.

16 de julho de 2020 | Rita Silva Avelar

A Johnnie Walker anunciou, através da empresa que a detém, a Diageo, que vai lançar uma edição limitada do whisky Johnnie Walker utilizando garrafas feitas de papel em vez de vidro. De acordo com a Diageo, esta será a primeira garrafa de bebidas espirituosas do mundo sem plástico, à base de papel. O papel será obtido através de pasta de madeira de origem sustentável e o whisky será lançado em 2021.

Para criar a garrafa, a Diageo associou-se à empresa de gestão de risco Pilot Lite para lançar a Pulpex Limited, uma nova empresa de tecnologia de embalagens sustentáveis. À Diageo juntaram-se também outros grandes conglomerados internacionais, incluindo a Unilever e a PepsiCo, para apoiar o objetivo da empresa em "assegurar que a tecnologia possa ser utilizada em todas as áreas da vida", de acordo com a declaração oficial da marca.

Esta edição limitada da Johnnie Walker foi concebida para ser totalmente reciclável, ao mesmo tempo que proporciona uma alternativa potencial à utilização de garrafas de vidro, que por sua vez têm uma maior pegada de carbono. Espera-se que a Unilever e a PepsiCo também lancem as suas próprias garrafas de papel no próximo ano.

Esta edição limitada da Johnnie Walker foi concebida para ser totalmente reciclável.
Esta edição limitada da Johnnie Walker foi concebida para ser totalmente reciclável.

"Estamos constantemente a esforçar-nos por alargar os limites das embalagens sustentáveis e esta garrafa tem o potencial de ser verdadeiramente inovadora. Faz sentido que a vamos lançar com Johnnie Walker, uma marca que tem frequentemente liderado o caminho da inovação ao longo dos seus 200 anos de existência" explicou Ewan Andrew, o diretor de sustentabilidade da Diageo, à revista Forbes.

De qualquer forma, esta novidade da Diageo pode também ser vista como uma resposta a uma iniciativa semelhante iniciada pelos concorrentes: em outubro do ano passado, a Absolut Vodka (propriedade da Pernod Ricard que também possui algumas destilarias de whisky) fez uma parceria com a Coca Cola, com a L'Oréal e com a Carlsberg para conceber e criar garrafas de papel com a Paboco, uma empresa de embalagens de papel.

Saiba mais Johnnie Walker, Diageo, Unilever, PepsiCo, Whisky, Garrafa de Whisky de papel
Relacionadas

Grandes vinhos para o verão

Brancos, rosés e até uns belos tintos perfeitos para o tempo mais quente. Estes são os vinhos que devia estar a beber agora.

Sustentável leveza de comer

O desejo por esplanadas, refeições ligeiras e cocktails frescos atinge o seu exponente máximo no verão. A nova carta sustentável do Glass Terrace, no Sheraton Cascais, é tudo isso mas não só.

Mais Lidas