Prazeres / Gourmet

Ona at The Museum, o restaurante que guarda segredos

Um restaurante pop-up, uma galeria de arte, lounge, bar e loja de vinhos – e seis lugares à mesa do chef. Se isto não é o expoente máximo do luxo na nova gastronomia, o que será?

15 de janeiro de 2020 | Rita Silva Avelar

Algures no interior sossegado do primeiro andar do número 16 do Largo da Trindade, em pleno Chiado, esconde-se um segredo mal guardado. E ainda bem, porque a experiência Ona at The Museum é daquelas que deve passar despercebida entre os amantes da boa gastronomia. É o melhor que se faz ao nível das experiências de luxo em Portugal. De que falamos, afinal? Concretamente, do projeto do colectivo Ona (onda, em catalão), que surgiu pelas mãos do francês Luca Pronzatom, em 2019, e cujo objetivo primordial é dar a conhecer os talentos de jovens chefs internacionais bem como produtos de excelência provindos de pequenos produtores.

Foi desta forma que no verão passado o Ona chegou à Costa da Caparica em formato pop-up (Ona at the Beach que se instalou no espaço do Dr. Bernard) para oferecer refeições de paladares únicos. Com a mesma premissa, a ideia chega agora ao coração da baixa lisboeta, até ao recém aberto The Art Gate, um novo boutique hotel, que nestas instalações se faz acompanhar de mais novidades originais: uma galeria de arte, uma loja de vinhos (com vinhos escolhidos a dedo), um bar e um lounge.

O restaurante tem apenas 18 lugares (6 dos quais na mesa do chef) por turno. Aos comandos da cozinha, e a cozinhar simultâneo, encontramos os jovens (e promissores) chefs Micael Duarte, Iñaki Bolumburu, Mariana Schmidt, Edgar Bettencourt, oriundos de Portugal, do Rio de Janeiro e de Bilbao. São estas as hábeis mãos que fazem chegar à mesa, seja a do chef ou à da sala de jantar, os nove pratos que fazem parte da experiência Ona at The Museum. Graciosos e leves, saudável e despretensiosos, os snacks ditam, desde logo, o registo de todo o jantar. São eles as deliciosas combinações de maçã, ginjinha e citrinos; batata, porco & kombu; e bulhão pato crocante.

Snack de batata, porco & kombu, com pé de alecrim.
Snack de batata, porco & kombu, com pé de alecrim.

Nas entradas, encontramos apetecíveis e improváveis combinações como a de cogumelos, com gema de ovo e caldo de galinha, seguida de couve-flor com amêndoas, couve e água de tomate fermentada. À medida que assistimos ao desenrolar deste maravilhoso espectáculo gastronómico - cujas combinações de ingredientes vemos culminar numa finalização que muitas vezes se concretiza no nosso prato pelas mãos dos próprios pratos - ouve-se, quase como sendo um ingrediente secreto suspenso no ar, uma eclética banda sonora preparada para a ocasião.

Entrada de couve-flor com amêndoas, couve e água de tomate fermentada.
Entrada de couve-flor com amêndoas, couve e água de tomate fermentada.

A experiência continua num crescendo de paladares, sobretudo com a chegada dos pratos principais: pescada al pil pil com nabo, como sugestão de peixe, e javali com castanhas, puré de espinafres, escabeche de beterraba e salada da estação. As sobremesas não invertem a tendência surpresa, pelo contrário, acentuam-na com a chegada do limão com avelãs e polén bio, e mais tarde com o creme de manteiga de amendoim com pão e vinho do Porto. Os pairings de vinhos são feitos pela sommelier Patrícia Pombo e pela bartender Constança Cordeiro.

A mesa de jantar, que tem capacidade para 12 pessoas.
A mesa de jantar, que tem capacidade para 12 pessoas.

A exposição, cuja curadoria está a cargo de Joana Valsassina e Leonor Carrilho, apresentam obras diversas dos artistas Marco Pires, Luísa Jacinto, Hugo Brazão, Joanna Piotrowska e Nuno Henrique.

É possível desfrutar da experiência Ona at The Museum – que tem o custo de €75 (e €55 pelo paring) -até, pelo menos, até ao fim de fevereiro.

A equipa do The Ona at The Museum.
A equipa do The Ona at The Museum.

Onde? Largo da Trindade, 16, 1º andar, Lisboa

Quando? Às 19h ou às 21h30, ao jantar. Reservas https://onalisbon.dinesuperb.com/

Saiba mais Gastronomia, Lifestyle, Ona, Chefs, Jovens, Ona at The Museum, Chiado, Dr. Benard, Portugal, Costa da Caparica, Luca Pronzatom, Ona at the Beach, The Art Gate, gourmet, restaurantes
Relacionadas

Os melhores pratos que os chefs provaram em 2019

Desafiámos alguns chefs a partilhar as melhores descobertas das suas expedições gastronómicas a outros restaurantes, e ficámos a saber qual foi o seu prato preferido de 2019. Surpreenda-se com as respostas.

As mulheres mais admiradas da gastronomia

Os chefs do sexo masculino atraem mais atenção do que as mulheres sob qualquer aspeto — das estrelas Michelin aos programas de TV, passando pelo ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo, onde só cinco delas estão representadas. Então, quem são as mulheres mais admiradas do universo gastronómico? Perguntámos a famosos chefs mundiais e estas são algumas das suas favoritas.

Em Lisboa, sê italiano

No Largo Rafael Bordalo Pinheiro, em Lisboa, o Caffè di Marzano é o novo recanto italiano da cidade. Luminoso de dia e escuro de noite, é o local ideal para apreciar com calma e num ambiente acolhedor o melhor da gastronomia de Itália.

Qual é o segredo do charme do Bairro Alto Hotel?

Não se pode dizer que os espaços de hotelaria abrem, hoje, à mesma velocidade que os de restauração. Mas a afluência turística elevou a qualidade da oferta a um patamar alto, na capital lisboeta. O que é que torna o reaberto Bairro Alto Hotel tão distinto, convidativo e, enfim, especial?

Uma experiência de sushi que honra a tradição

O Praia no Parque tornou-se num dos sítios mais versáteis da cidade. Quer marcar um almoço de negócios? É lá. Tomar um copo depois de jantar? Também é lá. E juntar a família ao fim de semana? Exacto. Também há sushi na barra, uma experiência imperdível.

Mais Lidas