Prazeres / Restaurantes

A melhor cozinha mediterrânica em casa

O restaurante Mercantina Bistro 17, na Av. da República, em Lisboa, está fechado, mas criou um menu especial para este período de quarentena.

Foto: D.R.
15 de abril de 2020 | Mariana Dias e Rosário Mello e Castro

É um dos restaurantes mais elegantes da cidade, renovado sem esquecer a história do café que juntou Mário Cesariny e Alexandre O'Neill, um lugar de tertúlias que haveria de se tornar um símbolo das artes plásticas e do surrealismo português. Temporariamente fechado por causa da pandemia do novo coronavírus, será um prazer redescobrir todos os seus recantos, cores e histórias, mas, enquanto isso não acontece, podemos provar a carta do restaurante na segurança de nossa casa. 

Mercantina Bistro 37, que fica na Av. da República, em Lisboa, está disponível para take-away e entrega ao domicílio, com os mesmos sabores mediterrânicos, sempre com um twist contemporâneo.


Nas entradas, destaque para as habituais foccacias (com alecrim e com presunto de parma) e para as novidades, como a croqueta Basca de presunto com molho de mostarda doce ou os cogumelos recheados com cremoso de presunto italiano.

Cogumelos recheados com cremoso de presunto italiano
Cogumelos recheados com cremoso de presunto italiano Foto: D.R.





Nos pratos principais, tanto brilham os novos ravioli de algas com recheio de camarão e molho de guanciale como o delicioso risotto nero com camarão al ajillo. Vale ainda a pena provar o bacalhau cremoso no forno com camarão e couve ou o tradicional rabo de boi estufado à antiga com arroz de limão e hortelã (um ex-libris do Bistro 37). Se preferir as massas frescas, pode ainda escolher entre o ravioli de vitela com cogumelos frescos e molho trufado, o spaghetti alla bolognese com ragù, raviolone com ricotta, espinafres, gema de ovo e trufa e a lasagna de carne alla bolognese. Indeciso?

Rabo de boi estufado à antiga com arroz de limão e hortelã
Rabo de boi estufado à antiga com arroz de limão e hortelã Foto: D.R.





As famosas pizzas Mercantina não ficam de fora desta carta especial, como a nova Laziale (com pesto Genovês, mozarella fior di latte, tomate cereja, coppa e pecorino romano, ou as pizzas tracionais da casa, como as já conhecidas Mercantina, Napoli, Margherita D.O.P, Quattro Formaggi, Prosciutto cotto e funghi, Vegetariana e Dalla terra.

Pizza Laziale
Pizza Laziale Foto: D.R.




Para sobremesa, existem três opções: O clássico tiramisù, o cheesecake de frutos vermelhos ou a panna cotta de laranja com frutos vermelhos.

Os serviços de takeway e entrega ao domicílio (delivery) estão disponíveis todos os dias, entre as 12h00 e as 21h30. O serviço de delivery funcionará através da plataforma UberEats.

Saiba mais informações sobre a ementa e promoções aqui ou através dos seguintes contactos: 91 913 40 14; bistro37@mercantina.pt

 

Saiba mais Mercantina Bistro 17, restaurante, take-away, delivery, italiano, casa, , restaurantes
Relacionadas
Mais Lidas