Prazeres / Lugares

Nada será como dantes numa das ruas mais famosas de Londres

Pelo menos um quinto da Oxford Street, a principal rua de comércio de Londres, será “fechada com tábuas sem esperança de recuperação” com o fim do último confinamento, de acordo com um grupo influente de lóbi.

Foto: Unsplash
04 de fevereiro de 2021 | Bloomberg

O New West End Company, que representa centenas de empresas na região, diz que 57 das 264 lojas na Oxford Street já estão definitivamente fechadas. À medida que os danos à economia do Reino Unido aumentam, mais de 50.000 empregos serão perdidos na área de West End até março, se não forem tomadas medidas em breve, disse o grupo.

Em termos económicos, o West End foi atingido de forma mais grave pela Covid-19 do que qualquer outra parte do país, adiantou Peter Rogers, presidente do grupo, numa carta ao Ministro das Finanças do Reino Unido Rishi Sunak.

A receita das empresas no distrito cairá mais de 80% para menos de 2 mil milhões de libras nos 12 meses a partir de março de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior.

"O ecossistema único do West End está a começar a entrar em colapso", sublinhou na carta.

As restrições às viagens de turistas e a relutância dos consumidores em viajar para locais movimentados afetaram fortemente Londres, colocando pressão sobre retalhistas e proprietários. Embora alguns encerramentos de lojas sejam resultado de planos de renovação de longo prazo, há receios crescentes de que, sem uma ação coletiva, a Oxford Street perca o seu interesse junto dos compradores.

Na carta, Rogers pediu que o governo reconsidere a decisão de impedir que os turistas recuperem o IVA e garanta financiamento direcionado a projetos para impulsionar a economia de Londres.

"Deixado apenas às forças do mercado, o West End recuperará, mas não por muitos anos e não antes de serem causados danos irreparáveis à reputação global do Reino Unido", disse Rogers.

Saiba mais atualidade, economia, Reino Unido, Londres, Oxford Street, comércio, pandemia, Covid-19, confinamento, lojas, colapso, esperança
Relacionadas

O que pode fazer para apoiar o comércio local

É mais importante do que nunca que as mentalidades mudem. Contribuir para o crescimento dos pequenos negócios é crucial e parece ser o melhor caminho para um futuro mais sustentável.

"A Airbnb precisa de mudar. Temos de regressar ao essencial"

A Airbnb sofreu um golpe de mil milhões de dólares com a pandemia — enquanto enfrentava acusações de fomentar o aumento das rendas e incentivar o turismo excessivo. O seu cofundador, Brian Chesky, conversou com John Arlidge sobre como a sua empresa perdeu o rumo — e o que vai fazer para retomá-lo.

Mais Lidas