Prazeres / Lugares

Já foi a São Lourenço do Barrocal, em Monsaraz? É somente o melhor hotel da Península Ibérica

A distinção foi atribuída pela prestigiada Condé Nast Traveller, na edição de 2021 dos Readers’ Choice Awards. O retiro de luxo campestre permite-lhe conhecer e experiênciar o Alentejo de uma forma intensa e vibrante.

O hotel São Lourenço do Barrocal, em Monsaraz
O hotel São Lourenço do Barrocal, em Monsaraz Foto: Ash James
15 de outubro de 2021 | Must

Por entre a paisagem bucólica da pequena freguesia portuguesa de Monsaraz, perto de Évora, em pleno Alentejo, surge o hotel São Lourenço do Barrocal. Um discreto retiro rural num antigo monte alentejano do século XIX, como já há poucos. Aqui, a Natureza acompanha o progresso dos tempos, já o luxo e a despretensão convivem em harmonia, sem exclusão mútua.

Ao que parece, a beleza desta herdade conquistou muitos dos leitores da revista Condé Nast Traveller que elegeram, através dos Readers’ Choice Awards – reconhecidos prémios do sector do turismo –  os lugares que mais os fascinaram e onde desejavam voltar no futuro. A lista completa dos vencedores a nível mundial foi publicada no site da revista de viagens de luxo, já os galardões serão celebrados na edição impressa do próximo mês.

A receção do retiro rural, cuja propriedade está há 200 anos na mesma família
A receção do retiro rural, cuja propriedade está há 200 anos na mesma família Foto: Ash James

Mas o que significa esta distinção? A direção do hotel fez questão de dedicar o prémio a toda a equipa envolvida e ao seu esforço incansável. Na mesma nota, referiu-se ainda aos clientes e hóspedes que lhes atribuíram primeiro lugar por entre a nata dos hotéis de Portugal e Espanha, afirmando que "não há nada melhor do que receber este reconhecimento".

Para além das atividades do hotel, é possível explorar a zona através de passeios de balão, pesca desportiva, salto de paraquedas ou mesmo observação de estrelas ou aves
Para além das atividades do hotel, é possível explorar a zona através de passeios de balão, pesca desportiva, salto de paraquedas ou mesmo observação de estrelas ou aves Foto: Ash James

No hotel, para além do servivço e da beleza dos quartos, econtra-se um dos spas mais bonitos do mundo com produtos de beleza orgânicos de Susanne Kaufmann, e no exterior piscinas que servem toda a família. Dois restaurantes de cozinha típica alentejana complementam a experiência e das muitas atividades a realizar destacam-se os passeios a cavalo, já que o espaço dispõe de cavalariças e picadeiro. O retiro dispõe ainda da possibilidade de realização de piqueniques, caminhadas, passeios de bicicleta ou charrete, aulas de ioga e pilates ou sessões de Chi Kung e Thai Chi Chuan. juntamente com workshops de cocktails e olaria.

imensa propriedade está também associada a um projeto agrícola, com certificação biológico. Neste sentido, surge uma adega que desenvolve exclusivos vinhos mas também um pomar e uma horta biológica. Alguns dos produtos produzidos na herdade e ainda peças de artesanato contemporâneo podem ser adquiridos na loja ali presente.

Saiba mais lugares, hotel, retiro. luxo, natureza, Alentejo, São Lourenço do Barrocal, distinção, Península Ibérica, Condé Nast Traveller, Readers’ Choice Awards, 2021
Relacionadas

900 euros para passar uma noite na casa de José Avillez

Calma, não estamos a falar de um qualquer apartamento em Cascais ou no Chiado, mas de uma secreta, exclusiva e elegante herdade à beira do Alqueva. Chama-se Casa Nossa e só se pode alugar por inteiro – com uma raríssima excepção na segunda semana de fevereiro.

Mais Lidas