Prazeres / Lugares

Arquiteto japonês desenha uma biblioteca que se funde com a Natureza

Numa fusão brilhante com a Natureza, a biblioteca Ibsen é uma homenagem ao dramaturgo nortuguês, autor da famosa peça 'A Casa de Bonecas', que ao longo dos anos deu origem a várias outras obras.

Foto: Kengo Kuma & Associates
15 de março de 2021 | Rita Silva Avelar
Em Skien, terra natal do dramaturgo e poeta norueguês Henrik Ibsen que é considerado um dos criadores do teatro realista moderno, foi recentemente erguida uma biblioteca em sua homenagem, desenhada pelo gabinete de arquitetura paisagística Kengo Kuma & Associates.

O arquiteto japonês Kengo Kuma idealizou um edifício contemporâneo, com linhas minimalistas, organizado, e com um estilo poético que faz jus à obra deste artista. Assim nasce a biblioteca Ibsen, erguida pelo gabinete japonês em parceria com as empresas Mad Arkitekter Buro Happold Engineering.
Biblioteca Ibsen
Biblioteca Ibsen Foto: Kengo Kuma & Associates


De acordo com a Traveler, a ideia foi criar um cerne cultural atraente e aberto que estivesse em harmonia com a Casa Ibsen, já ali existente, e privilegiar o ambiente natural do parque envolvente. O gabinete do designer pretendeu transformar o cenário escolhido no novo epicentro cultural da cidade, razão pela qual existem múltiplas entradas. O edifício funde-se na perfeição com a forma curvilínea do parque, dando origem a espaços interiores e exteriores que estão totalmente integrados na paisagem.
Biblioteca Ibsen
Biblioteca Ibsen Foto: Kengo Kuma & Associates


Na construção, privilegiou-se a origem sustentável dos materiais. Os pavimentos e paredes têm acabamentos em madeira, a fachada é feita de vidro, trazendo amplitude ao interior e uma sensação de levitação ao telhado, também composto por ripas de madeira a evocar as páginas soltas de um livro.
Biblioteca Ibsen
Biblioteca Ibsen Foto: Kengo Kuma & Associates
Saiba mais Kengo Kuma, Skien, Associates, Henrik Ibsen, Biblioteca, Noruega, Design, Arquitetura
Relacionadas

Turistas desesperados para ir à Europa fazem reservas no escuro

Por um breve período em janeiro, quando a vacinação contra a Covid-19 começou a sério nos Estados Unidos, os telefones das agências de viagens não paravam de tocar com clientes a pedir preços. A maioria apontava para a mesma direção: Europa e, especificamente, para o Mediterrâneo. Contudo, no final do mês, a janela fechou.

Resort no Dubai recria o luxo da Europa em seis ilhas

Idealizado para que os hóspedes possam desfrutar de um clima menos árido que o do Dubai, conhecido pelo seu calor sufocante, o resort The Heart of Europe inspira-se no ambiente dos destinos europeus mais luxuosos.

Mais Lidas