Prazeres / Drive

Será este o carro mais sexy do mundo?

Foi a coqueluche de celebridades, entre as quais Steve McQueen, George Best ou Brigitte Bardot. Sabe de que carro falamos?

Jaguar E-Type mantém-se sem rival na beleza e na sensualidade.
Jaguar E-Type mantém-se sem rival na beleza e na sensualidade. Foto: D.R.
29 de setembro de 2020 | Jorge Pimentel
A década de 1960 reuniu todos os desafios, inclusivamente ao nível da indústria automóvel. O melhor exemplo? O Jaguar E-Type (na Europa) ou Jaguar XK-E (nos EUA). Se melhor elogio lhe pode ser atribuído, ainda, ele foi proferido aquando do seu lançamento, em 1961, por Enzo Anselmo Ferrari que o apelidou de "o mais belo carro jamais fabricado". Os leitores da edição digital do The Daily Telegraph votaram-no como o carro mais bonito de sempre, entre 100, atribuindo o segundo lugar ao Citroën DS e o terceiro lugar ao Jaguar XK 120/140/150. A revista Sports Car também lhe atribuiu o podium em termos de beleza.

Fabricado entre 1961 e 1975, distinguiu-se pela pureza e pela elegância do design
Fabricado entre 1961 e 1975, distinguiu-se pela pureza e pela elegância do design Foto: D.R.


Fabricado entre 1961 e 1975, distinguiu-se pela pureza e pela elegância do design, pelo elevado desempenho e pelo preço não proibitivo (£2250, em 1961, o equivalente a €43 000, na actualidade). Foi a coqueluche de celebridades, entre as quais Steve McQueen, George Best ou Brigitte Bardot. Não se encontra, ainda hoje, um carro tão sexy como este. Além disso, surpreendeu o mercado ao atingir os 241 km/hora. O E-Type foi idealizado a partir do Jaguar D-Type, o carro de corrida que venceu as 24 Horas de Le Mans ao longo de três anos consecutivos (de 1955 a 1957). Quando foi apresentado, com um grande entusiasmo, no Salão Automóvel de Genebra, em 15 de Março de 1961, o fundador da Jaguar, Sir William Lyons, apercebeu-se que tinha criado algo de espetacular e de invulgar numa época de todos os excessos. O frenesim em torno do E-Type foi tal que Lyons teve de ordenar a entrega, de um dia para o outro, de mais um carro, de modo a satisfazer os pedidos de condução experimental por parte dos jornalistas.

Seria injusto não mencionar o homem a quem se deve a criação deste modelo tão excepcional: Malcolm Sayer. Este iluminado designer de aviões e de automóveis é também o criador do Jaguar XJS, tendo sido um dos primeiros engenheiros a aplicar as técnicas de design aeronáutico nos automóveis. Sabe-se que, ao longo de 14 anos, foram vendidas mais de 70 mil unidades das diferentes versões do E-Type. Sejam elas quais forem (os puristas defendem que a Série 1 fabricou os mais belos exemplares), o Jaguar E-Type mantém-se sem rival na beleza e na sensualidade. Que o atestam as fortunas que estão a ser pagas em leilões por modelos antigos. Oldie but goodie, right?!
Saiba mais Jaguar E-Type, Europa, Citroën DS, Sports Car, Jaguar XK, Jaguar XK-E, Enzo Anselmo Ferrari, economia, negócios e finanças
Relacionadas

Carros cheios de adrenalina

Carros há muitos, mas há alguns fabricados para fazer sorrir os homens que gostam de conduzir. Saiba qual poderá ser o seu próximo carro de sonho.

Mais Lidas
Drive Os 10 melhores EV’s de 2023

Não é um comparativo, muito menos um ranking de posições definidas e medalhas para os três primeiros. Trata-se apenas de enumerar os 10 melhores 100% elétricos testados no ano que agora finda. Em 2024 haverá mais, muitos mais.

Drive 7 museus para viver a paixão pelos automóveis

A velocidade e a competição não são os únicos combustíveis dos aficionados por automóveis. Selecionamos sete museus onde se contam histórias, se celebram marcas, se contempla uma indústria em constante movimento e se aprecia a arte do design. Uma viagem com paragens obrigatórias em França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e, claro, no Caramulo, em Portugal.

Drive Veículos elétricos. Top 12 testados em 2022

Doze meses de test-drives e, desses, um apanhado de uma dúzia de veículos 100% elétricos. Os 12 magníficos EV testados no ano que agora finda – e 2023 está aí ao virar da esquina, com promessas de ainda mais e melhor.