Prazeres / Drive

Porsche criou caça estelar para o último episódio de Star Wars

Chama-se Tri-Wing S-91x Pegasus Starfighter e é um caça estelar desenhado pela Porsche para o terceiro e último episódio da nova triologia da Guerra das Estrelas.

Porsche criou caça estelar para o último episódio de Star Wars
Porsche criou caça estelar para o último episódio de Star Wars Foto: D.R.
20 de dezembro de 2019 | Miguel Dias

Desenvolvido simultaneamente pelos designers da Porsche, em Weissach, na Alemanha, e nos estúdios da Lucasfilm, em São Francisco, nos Estados Unidos, este caça do espaço está cheio de elementos que nos remetem para os automóveis da marca de Estugarda.

As ópticas dianteiras, por exemplo, remetem-nos para o mais recente modelo da marca germânica, o Taycan, que é, igualmente, o primeiro automóvel de produção eléctrico da Porsche. Já a faixa de luzes horizontal que encontramos na traseira é inspirada na mais recente geração do Porsche 911, ao passo que a posição do piloto e a configuração nos remetem para o Porsche mais radical da última década, o hiperdesportivo 918 Spyder.

Alguns pormenores remetem para o mais recente modelo da marca germânica, o Taycan
Alguns pormenores remetem para o mais recente modelo da marca germânica, o Taycan Foto: D.R.

"O design da nave espacial é harmoniosamente integrado ao mundo cinematográfico de Star Wars, ao mesmo tempo que demonstra analogias claras com o estilo e as proporções características da Porsche", disse Michael Mauer, vice-presidente do departamento de estilo da marca, antes de explicar: "A forma básica da cabine, a descer na parte traseira, e a topografia altamente distinta da linha do cockpit até às turbinas, estabelecem paralelos visuais com o design icónico do 911 e do Taycan", explicou.

Este caça estelar, que tem 1,5 metros de altura, foi apresentado oficialmente ao mundo na "premier" de Star Wars: The Rise of Skywalker, que se realizou no início desta semana em Los Angeles. Em Portugal, o filme estreia a 19 de dezembro.

A marca alemã desenhou o modelo de propósito para o filme
A marca alemã desenhou o modelo de propósito para o filme Foto: D.R.
Saiba mais Taycan, Porsche, Alemanha, Star Wars, The Rise of Skywalker
Relacionadas

Os carros que estão (sempre) na moda

Estar na moda pode ser subjectivo. Mas há automóveis que reúnem a beleza e a elegância necessárias para estar in fashion. Na nossa lista há desde um Rolls-Royce inédito até a um BMW sem capota.

Os novos heróis de ação

Já não há Rambos nem Exterminadores porque o Cinema mudou. Não abdica de criar figuras a que reagimos com mais entusiasmo ou mais desconfiança. Precisa deles para continuar a levar público às salas. E não se incomoda com o “render da guarda”, tanto nas personagens como nos atores que lhes dão vida.

Mais Lidas
Drive Já viu por aí este carro, o Lynk & Co 01?

Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...