Prazeres / Drive

Os melhores super-desportivos de que nunca ouviu falar

É no reino dos superdesportivos que surgem cada vez mais propostas movidas a eletricidade. A categoria está ao rubro, mais até do que nos irmãos a combustão, afinal, não é por acaso que velocidade rima com eletricidade.

24 de agosto de 2020 | Bruno Lobo

António Félix da Costa sagrou-se campeão mundial de Fórmula E, a F1 ligada à eletricidade. Temos finalmente um campeão e, logo, numa das provas de futuro do desporto motorizado.

Pelo menos na última década, assistimos a um desenvolvimento impressionante da tecnologia elétrica, que sendo ainda recente já disputa a predominância contra outra com um século de avanço. O mercado fervilha de novidades e de pequenas start-ups, que se juntam a marcas bem conhecidas, em propostas para todos os gostos e feitios: pequenos citadinos, familiares, jipes, autocarros e até camiões. Mais, claro, os desportivos, onde quanto mais super melhor, pois serão estes bichos da rapidez quem irá - finalmente - conquistar o coração dos adeptos do cheiro a gasolina no motor.  

Até a Ferrari, que durante anos rejeitou planos para um automóvel elétrico já embarcou na ideia. Por enquanto as ofertas ainda serão híbridas, mas podemos esperar um Cavallino Rampante 100% elétrico já para 2025. 

O ambiente fervilhante atual faz lembrar os gloriosos anos do desporto automóvel, nas décadas 20 e 30 do século passado, quando começaram a surgir nomes míticos como Delage, Bentley, Isotta, Bugatti, Alfa Romeo…. e por aí em diante. Alguns regressam agora o palco principal, como a espanhola Hispano-Suiza. Outros nunca de lá saíram, como a Mercedes, que se juntam assim a superdesportivos elétricos de que nunca se ouviu falar - até agora!

Flymove Dianchè BSS GT Cube by Bertone

Um consórcio italo-inglês ressuscitou o nome da Bertone para produzir veículos elétricos. Uns mais virados para a mobilidade urbana, outros para a adrenalina. É o caso deste BSS GT Cube, capaz de atingir os 350 km/h e chegar dos 0 aos 100 km/h nuns estonteantes 2,2 segundos. Tudo graças a dois motores de 300 KW cada (um frontal e outro traseiro) para uma potência combinada de 804 cavalos.

Apenas nove unidades serão produzidas, e os felizes contemplados (o preço é sob consulta e não foi divulgado) podem seguir a construção ao vivo, na fábrica em Itália, customizar veículo e recebê-lo no mesmo sítio, passando os três dias seguintes num autódromo com os pilotos da marca, em cursos e treinos para tirar todo o partido da máquina.  

Flymove Dianchè BSS GT Cube by Bertone
Flymove Dianchè BSS GT Cube by Bertone

Hispano-Suiza Carmen Boulogne

A lendária H-S está de regresso. E ligada à corrente. A marca continua na mão da mesma família Mateu que a criou e fez reviver o ano passado, com a introdução do modelo Carmen, um superdesportivo de pleno direito, de look retro e nomeado em nome da mãe do atual presidente. Já este ano os catalães subiram a aposta, criando um híper-desportivo ainda mais radical, com dois motores elétricos capazes de debitar um total de 1115 CV. São mais 95 que o Carmen, por isso o Boulogne - desta vez o nome homenageia os centenários H6 que tanto sucesso tiveram nas corridas à volta do bosque de Bolonha - consegue ser ainda mais rápido: 0 aos 100 Km/h em 2,6 segundos e uma velocidade máxima de 290 km/h (limitada eletronicamente).

Hyperion XP-1
Hyperion XP-1

Hyperion XP-1

O Hyperion é o primeiro superdesportivo do mundo movido a hidrogénio, como todas as vantagens: as células de energia são menos pesadas do que as baterias e, pelo mesmo tamanho, consegue-se mais autonomia. Além disso recarregam muito mais rápido. No caso bastam 5 minutos para atingir 1600 quilómetros de autonomia. Leu bem, são números impressionantes e só rivalizados pelas outras prestações: 2,2 segundos para atingir os 100 km/h e uma velocidade máxima de 350 km/h.

Há muito que diferentes marcas defendem o futuro do hidrogénio na indústria automóvel - a BMW é um bom exemplo - e o presente parece dar-lhes razão, pois até as míticas 24 Horas de Le Mans vão passar a incluir a categoria. Este XP 1 norte-americano parece bem lançado para disputar o trofeu.  

Hyperion XP-1

Piëch Mark Zero

O nome Piëch tem algum peso no mundo automóvel. A família descende diretamente de Ferdinand Porsche e são, juntamente com os primos, os maiores acionistas do grupo Volkswagen. Foi um Piëch, aliás, quem geriu os destinos do grupo durante várias décadas e o transformou no gigante de hoje. Mas este Anton "Toni" Piëch, neto daquele, bisneto do primeiro, decidiu criar a sua própria marca e apostou especialmente no elétrico. O primeiro modelo, Mark Zero, foi apresentado em Genebra o ano passado com as primeiras entregas agendadas para breve.

Piëch Mark Zero
Piëch Mark Zero

O Mark Zero impressiona desde logo pela beleza das suas linhas fluídas, e em seguida pelos números: 4 minutos e 40 segundos é um tempo difícil de bater, porque não estamos a falar de prestações em estrada, mas do tempo que as baterias demoram a carregar, dos 0 aos 80%. Já quase não dá para tomar um café. Na carga máxima a autonomia atinge os 500 quilómetros e, quanto aos outros valores, demora 3,2 segundos para atingir os 100 Km/h e a velocidade máxima está "limitada" aos 250. O Mark Zero assenta também numa inovadora estrutura modular que permite ser montado com um motor a combustão e mesmo um a hidrogénio. É o que se chama pensar à frente...

Aspark Owl

O Aspark Owl é o primeiro superdesportivo elétrico japonês e… estes japoneses são loucos. Trata-se um ultra, hiper, mega desportivo com prestações fora de qualquer realidade. Para começar é o automóvel com a mais rápida aceleração 1,69 segundos (!) dos 0 aos 100 km/h do mundo, e capaz de atingir os 400 km/h de velocidade máxima! Tudo graças a quatro motores que debitam 2012 cavalos, ou seja, o dobro da potência de um F1 e o triplo de um Fórmula E! Provavelmente precisa de ser um António Félix da Costa para dominar o Owl. Apenas serão produzidas 50 unidades, e se o preço começa nos 2,900,000 euros (2 milhões e 900 mil), a boa notícia é que só precisa de 50 mil para fazer a reserva inicial (depois logo se vê…). Já agora, a autonomia ronda os 450 km, o que dá sensivelmente para uma hora de condução prego a fundo, mas o suficiente para chegar muito longe.

Aspark Owl
Aspark Owl
Saiba mais Superdesportivos, Carros, Carros superdesportivos, Bertone, António Félix da Costa, F1, Fórmula E, Aspark Owl, Mark Zero, BSS, Hispano-Suiza Carmen Boulogne, Carmen, GT, Cube, Hyperion XP-1, Piëch Mark
Relacionadas

Ferrari 1966 bate recorde com venda online por 3 milhões

Num leilão realizado a 7 de agosto, a Gooding & Co. vendeu um Ferrari 275 GTB modelo 1966, cor de areia de praia branca, por 3,08 milhões de dólares. Ainda mais inacreditável: a transação foi feita online. O coupé com engenharia exclusiva liderou o valor mais elevado que já foi pago por um carro vendido pela Internet.

Carros cheios de adrenalina

Carros há muitos, mas há alguns fabricados para fazer sorrir os homens que gostam de conduzir. Saiba qual poderá ser o seu próximo carro de sonho.

24 Horas de Le Mans 2023, a edição do centenário

Às 15 horas de sábado passado, o basquetebolista Lebron James (sim, esse) deu a partida para as 24 Horas de Le Mans. Aqui fica um breve guia com tudo o que precisa saber sobre a mais importante corrida de resistência do mundo.

Mais Lidas
Drive Já viu por aí este carro, o Lynk & Co 01?

Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...

Drive 7 museus para viver a paixão pelos automóveis

A velocidade e a competição não são os únicos combustíveis dos aficionados por automóveis. Selecionamos sete museus onde se contam histórias, se celebram marcas, se contempla uma indústria em constante movimento e se aprecia a arte do design. Uma viagem com paragens obrigatórias em França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e, claro, no Caramulo, em Portugal.