Prazeres / Drive

Falta de carros leva super-ricos a comprar Rolls-Royces usados

A 8 de julho, Gigi e Glenn Moss receberam o seu presente para comemorar o 40º aniversário de casamento: um par de Rolls-Royces.

Foto: James Lipman @ jameslipman.com / Bloomberg
30 de julho de 2021 | Bloomberg

O Rolls-Royce Phantom Tempus branco e o Rolls-Royce Dawn Black Badge vermelho são os primeiros carros da famosa marca comprados pelo casal de Riverside, na Califórnia. Mas, aparentemente, são os primeiros de muitos: durante o almoço na concessionária de Orange County onde receberam os veículos, o casal já discutia alegremente sobre a cor adequada do próximo Rolls-Royce desejado: um SUV Cullinan.

Eles terão de se contentar com algo não totalmente novo, a menos que estejam preparados para esperar; a carteira de pedidos da Rolls-Royce já está completa para os próximos seis meses.

aumento de dois a três dígitos dos preços de carros usados no mercado está bem documentado. Em junho, os preços médios dos carros usados subiram quase 30% em relação ao ano passado, de acordo a consultora Edmunds.com. O aumento respondeu por mais de um terço no índice de preços ao consumidor, que no mês passado subiu ao ritmo mais rápido em 13 anos.

Mais do que nunca, membros da elite Rolls-Royce têm optado por comprar veículos do programa "Provenance" da empresa, ou modelos usados altamente seletivos. "Antes, um em cada três veículos que vendíamos era do Provenance", disse Gerry Spahn, chefe de comunicações da Rolls-Royce América do Norte, durante um almoço oferecido a jornalistas para apresentar os novos modelos. "Agora, está perto de 75%."

A Rolls-Royce não é a única fabricante de ponta que observa uma expansão significativa do negócio de carros usados. Na Bentley, as vendas cresceram 150% de janeiro a maio. As vendas de usados certificados na McLaren aumentaram apenas 2% no acumular do ano em relação a 2020, um ano recorde, mas os preços de venda desses supercarros usados são mais altos do que quando eram novos. "Os cupês McLaren 765LT são comercializados no mercado de segunda mão com lucro de até 40% sobre o MSRP (preço sugerido pelo fabricante), o que é impressionante", disse Nic Brown, presidente atual da McLaren América do Norte.

Considerando que a pandemia trouxe aos consumidores ricos um excedente de tempo e dinheiro - além de uma dose saudável da energia "você só vive uma vez" -, os aficionados de carros de luxo de todos os tipos estão ansiosos por comprar algo divertido de se conduzir o mais rápido possível. Mesmo que isso signifique que o carro seja novo apenas para eles.

Valor de compra

Carros usados certificados não são uma novidade, mesmo no segmento de carros de luxo. Quando um Rolls-Royce Wraith de 345 mil dólares perde 20% do valor no minuto em que sai do showroom e desvaloriza 40% depois de cinco anos com o novo proprietário, comprar um Rolls-Royce de dois anos ao abrigo de um programa confiável do fabricante pode ajudar a economizar um pouco quando se trata de valores residuais.

Os programas também são bons para os grupos de fabricantes de automóveis, pois impulsionam os lucros de marcas como Aston Martin e Lamborghini e até transformam os compradores de carros usados curiosos sobre a marca em clientes leais de modelos novos. "É uma oportunidade realmente boa, por trazer novas pessoas para a marca", diz Brown. Cerca de 75% dos compradores de leasing trocarão o veículo por um McLaren novo após 18 a 22 meses, diz.

Saiba mais Carros Usados, Ricos, Orange County, McLaren, Rolls-Royces, Riverside, Rolls-Royce América, Phantom Tempus, Cullinan, Califórnia, Dawn Black Badge, SUV
Relacionadas

Sabe de quem são os iates mais caros do mundo?

Ter um iate é um símbolo de estatuto e poder económico mas a verdade é que só uma pequena parte da população mundial se pode dar a tal luxo. A MUST reuniu alguns dos `barcos´ mais caros do mundo.

Está na hora do tudo elétrico? – parte 1

O mundo automóvel vive em constante e acelerada mudança. De gadget mais ou menos curioso, o veículo elétrico evoluiu e tornou-se presença habitual na paisagem citadina. Mas terá chegado a altura de abandonar em definitivo o motor de combustão interna? Nesta primeira parte do artigo, analisemos a oferta atual de modelos 100% elétricos.

O meu reino por um chip. A crise que está a fazer parar a indústria automóvel

Torradeiras, smartphones e... automóveis, todos estes bens de consumo têm uma coisa em comum: necessitam de ‘chips’, essas pequeninas peças eletrónicas cuja escassez está a fazer parar várias indústrias em todo o mundo. A do automóvel, então, é das que mais sofrem com a falta de semicondutores a nível global.

Está na hora do tudo elétrico? Ou será que é no meio que está a virtude? - parte 2

Depois dos 100% elétricos, uma segunda parte dedicada aos híbridos plug-in. O melhor de dois mundos (motor de combustão + elétrico) e uma fase intermédia, de transição entre a clássica mobilidade dita “térmica” (do motor de combustão interna) e a moderna, elétrica, de que se diz ser o futuro: sustentável, sem emissões, amiga do planeta.

Mais Lidas
Drive Já viu por aí este carro, o Lynk & Co 01?

Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...