Prazeres / Drive

Estará a Apple prestes a apresentar o iCar?

No final de 2020, especulou-se sobre a entrada da gigante tecnológica no sector automóvel. Uma ideia demasiado fascinante para se deixar de lado, mas será mesmo verdade?

Foto: Unsplash
11 de janeiro de 2021 | Must

"A pergunta é esta: será a Tesla a Blackberry ou a Samsumg?", a analista Katy Huberty da companhia de serviços financeiros Morgan Stanley, coloca em aberto a questão no webcast organizado pela empresa a 29 de dezembro, de acordo com o Bussiness Insider.

Isto porque se a Apple estiver prestes a entrar no setor automóvel, com o seu próprio veículo elétrico e autónomo movido a inteligência artificial, como a Reuters e vários meios avançaram no final de 2020, o mais certo é encontrar na Tesla a sua principal concorrente.

Nesse caso, como se irá comportar a empresa de topo de Elon Musk fundada em 2003 e avaliada em biliões de dólares? Nos anos 2000, mais precisamente a 29 de junho de 2007, com a chegada do iPhone ao mercado tecnológico, duas das grandes empresas dominantes no setor reagiram de forma distinta. A Blackberry, líder na área e com um futuro demasiado promissor perdeu completamente o mercado para que trabalhava, já a sul-coreana Samsung com o sistema operacional Android seguiu em força com a maior oposição possível – até aos dias de hoje.

Para a Morgan Stanley, a companhia de Elon Musk terá tudo para se parecer mais com uma oposição ao estilo Samsung "Penso que existe um cenário em que tanto a Tesla como a Apple possam ser bem-sucedidas anos a fio", adianta Huberty.

Se já está a contorcer-se na cadeira de tanta excitação, contenha-se um pouco. É que, apesar de tudo, os analistas financeiros da Morgan Stanley admitem que a estreia da Apple no mercado dos transportes é ainda um projeto com um futuro difícil de precisar.

A empresa fundada por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne em 1976, nos EUA, estará desde 2014 a planear o iCar – ninguém nos disse o nome, mas é o caminho mais óbvio. O atual CEO,Tim Cook, terá dado nesse ano a ordem para iniciar o projeto "Apple Car", mas pouco se sabe ao certo.

Falam-se em testes e mais testes e parcerias nunca confirmadas (como com a BMW ou Mercedes). Tudo sempre envolto num secretismo muito à Apple. Os planos para o lançamento mais entusiasmante de sempre parecem, contudo, apontar só mesmo para 2024, mas quem sabe?

Saiba mais atualidade, drive, Apple, sector automóvel, iCar, Apple Car, Tesla, Blackberry, Samsung, Tim Cook, Elon Musk, Morgan Stanley
Relacionadas

Um arqui-inimigo para a Tesla?

R. J. Scaringe, o fundador da marca automóvel Rivian, está prestes a lançar o primeiro automóvel elétrico que poderá destronar Elon Musk.

Mais Lidas
Drive Os 10 melhores EV’s de 2023

Não é um comparativo, muito menos um ranking de posições definidas e medalhas para os três primeiros. Trata-se apenas de enumerar os 10 melhores 100% elétricos testados no ano que agora finda. Em 2024 haverá mais, muitos mais.

Drive 7 museus para viver a paixão pelos automóveis

A velocidade e a competição não são os únicos combustíveis dos aficionados por automóveis. Selecionamos sete museus onde se contam histórias, se celebram marcas, se contempla uma indústria em constante movimento e se aprecia a arte do design. Uma viagem com paragens obrigatórias em França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e, claro, no Caramulo, em Portugal.