Prazeres / Drive

Esta é a Aston Martin das bicicletas

O nome por trás do design de alguns dos carros mais desejáveis de sempre uniu-se à J Laverack para criar uma bicicleta sob medida.

Foto: J Laverack Bicycles
22 de abril de 2020 | Aline Fernandez

Para muitos, a Aston Martin é o epítome da beleza e do desempenho automóvel. Já o designer industrial inglês Marek Reichman é o nome responsável por clássicos como o Rapide S, Vanquish, Vulcan e DB11, para nomear alguns. Além de carros, o atual vice-presidente executivo e diretor de criação e estúdio da Aston Martin é apaixonado por bicicletas e, para criar uma sob medida com a mesma excelência, simplicidade e ótima engenharia — as mesmas características dos carros da marca com sede em Warwickshire, Inglaterra —, entrou em contacto com Oliver Laverack, cofundador e designer da J Laverack Bicycles, criada em 2013.

Uma bicicleta J Laverack com a geometria de um modelo moderno, mas fabricada como uma bicicleta vintage
Uma bicicleta J Laverack com a geometria de um modelo moderno, mas fabricada como uma bicicleta vintage Foto: J Laverack Bicycles

Tudo aconteceu há quase três anos, quando Marek andava atrás de uma bicicleta com a geometria e o ajuste de um modelo moderno, porém fabricada da mesma maneira que uma bicicleta vintage. "O meu pai era serralheiro. Conseguia forjar aço de tungsténio a olho nu", contou ao How To Spend It, suplemento de luxo do Financial Times. "A colocação em funcionamento de uma bicicleta como esta mantém os artesãos em atividade (…). E isso faz-me feliz."

O resultado é então a Classic, a primeira bicicleta em estrutura de aço da J Laverack. Ao contrário dos modelos novos, possui tubos estreitos, que se encontram em junções polidas e brilhantes. O acabamento de tinta é em "cromovelato" de alto brilho, com uma laca escarlate translúcida aplicada sobre o cromo altamente polido. Marek Reichman gostou tanto que irá tentar replicar o mesmo acabamento numa carroçaria brevemente.

Marek Reichman é apaixonado por bicicletas
Marek Reichman é apaixonado por bicicletas Foto: Instagram @j.laverackbicycles
Saiba mais bicicleta, J Laverack, Aston Martin, Marek Reichman, Oliver Laverack, design, sob medida
Relacionadas

Carros que são obras de arte

Elegantes. Voluptuosos. Apaixonantes. Marcantes. Memoráveis. Assim são (ou pretendem ser) estes modelos que lhe vão deixar água na boca.

Ter um SUV está in

A moda dos SUV não pára, mesmo nas marcas mais exclusivas. Urus, Bentayga ou Velar são nomes de SUV exclusivos que significam potência e luxo nas alturas.

Mais Lidas