Prazeres / Drive

Diretor artístico da Louis Vuitton desenhou Mercedes Classe G de corridas

Chama-se “Project Geländewagen” e parece um Mercedes-Benz Classe G de competição. Mas não é nada disso. É, isso sim, uma obra de arte feita por Virgil Abloh, Diretor Artístico Masculino da Louis Vuitton e Fundador da Off-White.

11 de setembro de 2020 | Miguel Dias

Pensado para ser um projeto de design conceptual que quer alterar as perceções futuras de luxo, este Project Geländewagen é um compromisso entre realidade e futuro, como afirmou o diretor de design da Mercedes-Benz, Gorden Wagener, que olha para ele como uma obra de arte única que apresenta interpretações futuras do luxo e o desejo pelo belo e pelo extraordinário.

Fiel às formas quadradas do Mercedes-Benz Classe G, este Project Geländewagen consegue ser, ao mesmo tempo, muito diferente. Elementos como os espelhos retrovisores laterais, os puxadores das portas ou até os picas desaparecerem, criando uma silhueta limpa mas impactante, até porque este Classe G recebeu um kit de carroçaria mais largo, que lhe deu para-choques mais agressivos e saias laterais mais proeminentes.

Virgil Abloh desenhou Mercedes Classe G de corridas
Virgil Abloh desenhou Mercedes Classe G de corridas

O resultado final é um protótipo único e impressionante, que apesar de ter um look meio inacabado, parece, ao mesmo tempo, estar pronto para atacar uma oval da NASCAR.

E se isso é verdade no exterior, é ainda mais evidente no habitáculo, onde este Project Geländewagen nos remete, de imediato, para o universo das corridas. A gaiola de segurança, os bancos desportivos, o volante e o extintor são exemplo disso mesmo.

Os habituais enormes ecrãs dos modelos da marca de Estugarda também desapareceram, tendo sido substituídos por indicadores analógicos e por botões físicos.

Virgil Abloh x Mercedes Classe G
Virgil Abloh x Mercedes Classe G

Por esclarecer está a mecânica que serve de base a este modelo, ainda que a Mercedes-Benz já tenha feito saber que irá leiloar uma réplica deste protótipo único no próximo dia 14 de setembro, num leilão organizado pela RM Sothebys. O valor da venda será doado, por inteiro, a uma instituição de caridade que apoia comunidades criativas em todo o mundo.

Virgil Abloh x Mercedes Classe G
Virgil Abloh x Mercedes Classe G
Saiba mais Virgil Abloh, Louis Vuitton, Mercedes, Classe, Project Geländewagen, Gorden Wagener, Mercedes-Benz
Relacionadas

Quem vai ser o próximo James Bond?

A estreia de 007: Sem Tempo Para Morrer foi adiada pela terceira vez, agora para abril de 2021. Já se sabe que Daniel Craig quer deixar o papel de James Bond, mas quem será o seu sucessor?

Mais Lidas
Drive Já viu por aí este carro, o Lynk & Co 01?

Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...