Prazeres / Drive

Changan Uni-K: a versão do Porsche Cayenne Coupé que custa pouco mais de 23 mil euros

Depois do Uni-T e Uni-V, a fabricante de automóveis Changan Automobile cria mais um modelo inspirado nos veículos de luxo europeus, a um preço imbatível.

Novo modelo da Changan Automobile, Uni-K.
Novo modelo da Changan Automobile, Uni-K. Foto: Changan Automobile
27 de agosto de 2021 | Ana Filipa Damião

Um novo Porsche Cayenne Coupé? Não exatamente. A marca chinesa Changan Automobile tem um novo SUV inspirado no modelo alemão mas, ao contrário do Coupé, o Changan Uni-K apresenta um preço bem mais apetecível.

Novo modelo da Changan Automobile, Uni-K.
Novo modelo da Changan Automobile, Uni-K. Foto: Changan Automobile

Aliás, a filosofia por trás da mais recente criação da marca é essa mesma: um visual europeu acompanhado por preços orientais mais convidativos. Apresentado no Salão Automóvel de Guangzhou, na China, no ano passado, o Uni-K já se encontra à venda nos concessionários chineses por 23 mil euros, 80% mais barato que o modelo da Porsche em que se inspira.

Relativamente às características, o SUV é um pouco mais curto, mais estreito e mais alto que o seu rival alemão. Mede 4.865 mm de comprimento1.948 mm de largura 1.700 mm de altura. 

A carregar o vídeo ...

Embora o exterior mantenha algumas semelhanças com o automóvel original, o interior já é outra conversa. Enquanto o Cayenne Coupé tem um bloco de seis cilindros de 3,0 litros com 340 CV de potência, o Uni-K tem apenas um bloco de quatro cilindros de 2,0 litros com potência de 232 cavalos.

Tantos os puxadores retráteis e a grelha do motor como as luzes de nevoeiro LED, desenhadas com uma estrela de três pontas, estão em harmonia com o anterior lançamento da marca, Vision V.

Novo modelo da Changan Automobile, Uni-K.
Novo modelo da Changan Automobile, Uni-K. Foto: Changan Automobile

Conta também com uma caixa automática de oito velocidades, permitindo alcançar uma velocidade máxima de 200 km/h, e ainda sistema de tração às quatro rodas.

Changan Uni-K é o terceiro da linha Uni da fabricante de automóveis, criadora dos modelos Uni-T e Uni-V.

Saiba mais SUV, Porsche, Cayenne Coupé, Uni-K, Changan Automobile, Uni-V, Uni-T, China, automóveis, luxo, preços acessíveis, , economia, negócios e finanças
Relacionadas

Sabe de quem são os iates mais caros do mundo?

Ter um iate é um símbolo de estatuto e poder económico mas a verdade é que só uma pequena parte da população mundial se pode dar a tal luxo. A MUST reuniu alguns dos `barcos´ mais caros do mundo.

Também tu, Bru... Mercedes?

Ainda os ecos da profissão de fé da Stellantis não se tinham dissipado e já a poderosa Mercedes-Benz vinha a terreiro comprometer-se a ser um fabricante completamente eletrificado. E, tal como JFK havia prometido ir à Lua antes do final da década, também a marca alemã aponta 2030 como o limiar da sua nova existência 100% elétrica. Naqueles mercados em que as condições o permitam, claro.

Mais Lidas
Drive Já viu por aí este carro, o Lynk & Co 01?

Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...

Drive Opel Corsa: a ternura dos 40

Lançado em 1982, o Opel Corsa já se tornou um clássico da história do Automóvel. Quarenta anos e seis gerações depois, continua a povoar as nossas ruas, estradas, auto-estradas, ultrapassando já a fasquia dos 14 milhões de unidades vendidas.