Prazeres / Drive

A espera valeu a pena! Aí está o novo Ford Bronco

Há muito que o regresso do Ford Bronco era aguardado e a marca resolveu fazer-nos a vontade.

Foto: D.R.
21 de julho de 2020 | Miguel Dias

Depois de ter deixado de ser produzido em 1996, o Bronco está de volta ao alinhamento da Ford e promete dar luta ao seu grande rival, o Jeep Wrangler.

Com uma imagem robusta e de linhas muito fortes, inspirada no Bronco original, este todo-o-terreno "puro e duro" está disponível com duas ou quatro portas (podem ser retiradas), tal como o Wrangler.

De acordo com a marca norte-americana, o novo Bronco foi feito com base nas exigências dos potenciais clientes do modelo, já que os técnicos da Ford passaram várias horas a "vasculhar" fóruns automóveis onde os fãs da marca debatiam aquilo que este modelo poderia vir a ser.

O resultado é um modelo de imagem icónica e com características impressionantes para andar por maus caminhos. Assente num chassis de longarinas e travessas, este Ford Bronco apresenta 294 mm de altura ao solo e tem um ângulo de saída de 37,2 graus, podendo ainda circular em zonas de água com até 85,1 cm de profundidade.

Os técnicos da Ford passaram horas nos fóruns automóveis para saber o que se esperava deste modelo
Os técnicos da Ford passaram horas nos fóruns automóveis para saber o que se esperava deste modelo

Quanto ao interior, destacam-se os painéis robustos, tal como na carroçaria, e o ecrã central de 8’’ - que pode crescer até às 12’’ em opção – com o sistema SYNC4, que conta com um sistema de navegação especialmente pensado para todo-o-terreno, capaz de registar os percursos percorridos.

A alimentar o Ford Bronco estará um bloco 2.7 V6 EcoBoost com 310 cv e 542 Nm e um 2.3 EcoBoost com 270 cv e 420 Nm. O primeiro estará associado a uma caixa automática de 10 velocidades, ao passo que o segundo, menos potente, contará com uma nova transmissão automática de sete relações.

No interior, destacam-se os painéis robustos, tal como na carroçaria
No interior, destacam-se os painéis robustos, tal como na carroçaria

Deixámos o pior para o fim, é que a Ford ainda não confirmou se vai ou não vender o Ford Bronco na Europa. A produção arranca no início do próximo ano e as primeiras unidades deverão chegar aos clientes na primavera.

Os preços começam nos 29.995 dólares nos Estados Unidos, para a versão de duas portas equipada com o bloco 2.3 EcoBoost de quatro cilindros.

Saiba mais Ford Bronco, automóvel, Ford
Relacionadas
Mais Lidas
Drive Já viu por aí este carro, o Lynk & Co 01?

Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...