Prazeres

Receita. Pataniscas verdes de arrasar, por Matt Preston

Aprenda a cozinhar com Matt Preston, que cedeu à MUST uma das receitas do seu novo livro dedicado aos vegetais.

Foto: Mais /DR
27 de maio de 2021 | Rita Silva Avelar
Não prometemos que o leitor não termine de ler sem ficar cheio de fome. A culpa é desta receita de Matt Preston, o crítico e jornalista gastrónomico que quer por o mundo a comer mais verdes. Em Mais - Mais receitas com mais vegetais para mais alegria (editado pela casa das Letras), ensina a confecionar pataniscas verdes, entre outras receitas deliciosas. Veja como.

Folhas de aipo reservadas (ver em baixo)
1 colher de sopa de sal marinho
Azeite, para fritar 4 ovos
1 abacate grande, finamente fatiado, transversalmente

PATANISCAS VERDES

75 g (½ chávena) de farinha de trigo com fermento
20 g (¼ de chávena) de queijo parmesão, em farripas
1 chávena de couve-folhuda (kale) ou folhas de acelgas, grosseiramente picadas (nós gostamos de misturar 50/50, mas use apenas uma, se preferir)
1 talo de aipo grande, finamente picado, folhas reservadas para o sal de aipo
2 cebolinhas-verdes, partes branca e verde finamente fatiadas
100 g de queijo feta grego, esfarelado
Raspa fina de 1 limão Sal marinho e pimenta-preta, moída no momento
2 ovos, ligeiramente batidos
60 ml (¼ de chávena) de leite gordo

Aqueça previamente o forno a 180 °C/160 °C para forno ventilado.

Num tabuleiro, coloque as folhas de aipo reservadas e leve a assar no forno durante 5-8 minutos, ou até ficarem estaladiças, mas sem tostarem. Transfira-as para um almofariz e esmague-as com o pilão até ficarem grosseiramente moídas. Junte o sal e esmague até ficar tudo bem misturado.

Para fazer as pataniscas, numa taça, misture a farinha e o queijo parmesão. Junte a couve-folhuda ou as acelgas, o aipo, as cebolinhas-verdes, o queijo feta e a raspa de limão, tempere a gosto e misture bem. Faça uma cova no meio e deite os ovos e o leite, mexendo até ligar num polme.
Capa do livro,
Capa do livro, " Mais - Mais Receitas Com Mais Vegetais Para Mais Alegria"

Numa frigideira grande, deite azeite suficiente até atingir 5 mm de profundidade e leve a aquecer em lume médio. Trabalhando por levas de quatro, deite colheres de sobremesa do polme e frite-as durante 3-4 minutos de cada lado, ou até ficarem estaladiças e douradas. Retire as pataniscas com uma escumadeira e deixe-as escorrer numa travessa forrada com papel de cozinha. Tape folgadamente com folha de alumínio para as manter quentes. Repita o processo com o restante polme, adicionando mais azeite à frigideira à medida que for necessário (mas deixe o azeite aquecer à temperatura ideal antes de recomeçar a fritar).

Enquanto as pataniscas estão a fritar, noutra frigideira, aqueça 1 colher de sopa de azeite em lume médio-forte. Parta os ovos para a frigideira, depois tape e deixe fritar durante 2-3 minutos, ou até as claras ficarem firmes.

Distribua as pataniscas pelos pratos de ir à mesa. Encime com os ovos estrelados e o abacate, e salpique com o sal de aipo.
Saiba mais Matt Preston, Receitas, Mais, Livro, Vegetais, Masterchef Austrália, Pataniscas, Pataniscas Verdes
Relacionadas

Matt Preston: “A cozinha portuguesa apaixona-me”

Em entrevista à MUST a propósito do seu novo livro, o crítico e jornalista gastronómico recorda os prazeres que viveu em Portugal, e como criou receitas que giram em torno de vegetais, pondo os seus amigos à prova.

Mais Lidas