Prazeres

Este vinho foi ao espaço e agora está de volta

Foram 12 as garrafas de vinho francês de Bordéus que estiveram em “missão” na Estação Espacial Internacional e que agora regressam à Terra. O propósito maior? Testar os efeitos da gravidade zero neste néctar.

Foto: Pexels
15 de janeiro de 2021 | Must

Ficaria surpreendido se soubesse o que se passa pelo espaço. Por entre as missões mais comuns ou mais nobres, há muita investigação a ser realizada, nomeadamente  testes às mais distintas substâncias. 

Foi o caso de uma dúzia de garrafas de Bordéus – de marca ainda desconhecida – e 320 pés de videira Merlot e Cabernet Sauvignon (enviadas pela Space X) que aterraram no oceano Atlântico, no Golfo do México, acondicionadas num recipiente especial de metal. De regresso a casa, vieram a bordo da Dragon CRS-21 que se despediu da Estação Espacial Internacional (em inglês ISS) no início da semana.

A empresa responsável pela experiência, a startup Space Cargo Unlimited lançou os vinhos para o espaço numa aeronave ao encargo da Northgroup Grumman, em novembro de 2019. Há mais de um ano, portanto, tempo suficiente para estes envelhecerem no espaço.

Pretende-se assim estudar os efeitos da gravidade zero nas bolhas de ar e sedimentação das garrafas, também para perceber posteriores alterações ao aroma e sabor do vinho. O projeto científico leva agora as garrafas e plantas de volta ao seu país de origem, França, onde serão avaliadas por uma equipa do Instituto de Ciências da Vinha e do Vinho da Universidade de Bordéus.

Phillippe  Darriet, diretor de Enologia naquela instituição, fala ainda no estudo do "impacto da microgravidade e da radiação solar sobre a evolução dos componentes do vinho". Para além de criteriosos testes químicos ao conteúdo das garrafas, pretende-se também perceber eventuais transformações na estrutura de ADN das plantas.

Por sua vez, Nicolas Gaume, CEO da Space Cargo Unlimited revelou à Associated Press que a ideia é perceber como será a "agricultura do amanhã", para que tenha tanto de orgânica como de saudável, sendo capaz de alimentar a humanidade.

A resposta parece estar no espaço, que já havia recebido um brinde noutros tempos, por exemplo nos anos 1980, com a receção de uma colheita de 1975 do Château Lynch-Bages que havia viajado a bordo da Discovery da NASA.

Para já, está marcada uma prova para o vinho de Bordéus, em março de 2021. Degustação essa exclusiva aos melhores enólogos do país, já que os astronautas estavam proibidos de abrir as garrafas.

Saiba mais atualidade, ciência, vinho, experiência, Espaço, Estação Internacional Espacial, Space Cargo Unlimited, Space X, Terra, França, enólogos, degustção
Relacionadas

Uma receita para aquecer as noites de inverno

Inspirado pelo dia mundial do queijo, que se assinala esta quarta, 20, o chef Luís Gaspar partilha uma receita com queijo de São Miguel. Ou não fosse Portugal um dos países com a mais rica tradição na produção desta iguaria.

Agora é que é! Temos Barca Velha em abril

No final do ano passado, problemas com as rolhas levaram ao adiamento do lançamento do melhor vinho nacional. Felizmente, neste caso acabou mesmo por ficar tudo bem e em abril chega a uma garrafeira perto de si.

Mais Lidas
Prazeres Entre festas e iates, como vive Jeff Bezos

O norte-americano tornou-se uma pessoa mais descontraída desde que deixou o cargo de CEO da Amazon e começou a namorar com Lauren Sánchez. As provas estão no Instagram de ambos, onde o casal exibe o seu estilo de vida multimilionário.