Prazeres / Bebidas

A coleção de whisky mais valiosa do mundo

Viet Nguyen Dinah Tuan passou os últimos vinte anos a adquirir garrafas de whisky.

28 de novembro de 2019 | Vitória Amaral

Residente na cidade de Ho Chi Minh, no Vietname, o empresário Viet Nguyen Dinah Tuan tem uma coleção de garrafas de whiskey que acaba de quebrar o recorde da Guinness. Apesar de ter "apenas" 535 garrafas, a coleção inclui algumas das edições mais raras e mais caras do mundo, estando avaliada em cerca de 13,9 milhões de dólares (12,6 milhões de euros), e podendo, segundo o Guiness, atingir os 16 milhões de dólares (14,5 milhões de euros) em leilão.

Entre as garrafas de Viet está uma das únicas coleções completas da destilaria The Macallan, incluindo a edição icónica de 1926 que quebrou recentemente o recorde de garrafa mais cara alguma vez vendida, por 1,9 milhões de dólares num leilão da londrina Sothebys. Desta, Viet tem três exemplares. Outras jóias da coroa incluem doze garrafas da edição mais velha de sempre a ser lançada pela Bowmore (que por sua vez tem o recorde de single malte de Islay mais caro do mundo) e uma das 24 garrafas da edição 1919 da Springbank, recentemente vendida por 283 mil dólares.

Parte da coleção de Viet Nguyen Dinah Tuan
Parte da coleção de Viet Nguyen Dinah Tuan Foto: Guinness World Records

Esta avaliação foi feita pelos analistas da Rare Whisky. O preço de cada garrafa no mercado atual foi assim examinado e uma estimativa realista foi enviada ao Guinness, assumindo que a coleção fosse leiloada no Reino Unido. Apesar do lucro evidente que poderia ter com a coleção, Viet não demonstrou qualquer interesse em vender as suas garrafas, mas sim de continuar a procurar e a enriquecer a mesma.

 

Saiba mais whisky, coleção, guinness, bebidas, recorde
Relacionadas

Uma série de vinhos Ímpar(ável)

Pedralvites ou sercialinho não serão propriamente nomes que a maioria dos apreciadores de vinho reconheçam, e muito menos associem a um grande vinho. Mas aqui está ele, em grande e cheio de surpresas…

Mais Lidas
Bebidas Uma série de vinhos Ímpar(ável)

Pedralvites ou sercialinho não serão propriamente nomes que a maioria dos apreciadores de vinho reconheçam, e muito menos associem a um grande vinho. Mas aqui está ele, em grande e cheio de surpresas…

Bebidas Imprensa: Ceci N'est Pas Un Bar

Um cocktail bar nunca vem só. Desta vez dispõe também de ostras fresquíssimas e de um horário alargado, garantindo alegrar os dias daqueles que não se regem pela rigidez dos horários. Um brinde a isto, caro leitor.

Bebidas Being Joaquim de Almeida

A Must manteve uma conversa com o ator português mais internacional por ocasião da celebração dos 150 anos do champanhe Moët Impérial. Entre memórias e copos desse champanhe se passou a tarde que antecedeu a festa mais glamorosa da temporada.