Prazeres / Artes

Um castelo na Riviera Francesa deu um livro dos portugueses Oitoemponto

Pelas mãos da dupla de arquitetos portuense, Oito em Ponto, chega-nos A Château on The French Riviera: Modern Interiors by Oitoemponto. Muito mais do que um livro, este digno coffee table book conta a história da renovação do imponente Château Saint-Maur.

Château Saint-Maur na Côte d’Azur
Château Saint-Maur na Côte d’Azur Foto: Oito Em Ponto
28 de dezembro de 2020 | Pureza Fleming

Era uma vez um castelo que acabaria por dar um livro — ou, diríamos antes, um lindíssimo coffee table A Château on The French Riviera: Modern Interiors by Oitoemponto. Na verdade, o Château Saint-Maur, na Côte d’Azur, acabaria por se revelar muito mais do que um castelo — antes "um hino ao saber viver". Quem o assegura é Artur Miranda, que ao lado do sócio Jacques Bec, lidera o estúdio de Arquitectura & Interiores sediado no Porto, Oitoemponto.

A dupla de arquitectos Artur e Jacques
A dupla de arquitectos Artur e Jacques Foto: Oito Em Ponto

Conhecida pela sua experiência e vontade de fazer diferente, a dupla que é presença assídua na feira AD Intérieurs, em Paris, já assinou importantes projetos, tanto públicos como privados, em todo o mundo. Em conversa com a MUST, explica como é que surgiu a possibilidade de fazer parte da história de um castelo que já conta alguns séculos de vida e muitas gerações na mesma família primeiro através da sua recuperação, depois através do livro. "Nós já tínhamos, no passado, trabalhado com a prestigiada editora francesa Flammarion. Acontece que, não sabemos bem como como, algumas imagens da recuperação do castelo — entre fotografias e aguarelas — chegaram às mãos da editora, que nos contactou de imediato. Disseram-nos que seria interessante fazer uma monografia sobre a casa, ao que nós respondemos que, muito bem, mas que teríamos de falar com o dono, que aceitou prontamente (...). O livro passou a ser uma ajuda a todos os outros trunfos que o dono do castelo tinha na sua mão".

Château Saint-Maur na Côte d’Azur
Château Saint-Maur na Côte d’Azur Foto: Oito Em Ponto

Passemos ao castelo e à sua notável recuperação — se é que se pode chamar recuperação ao trabalho que a dupla de arquitectos levou a cabo ao longo de quatro anos. Artur Miranda conta que o dono do castelo era já um cliente antigo do estúdio daí que o contacto não o tenha estranhado. O castelo, conta, estava um caos: "À volta da casa havia muitas pendências. Aquela é uma casa onde se vive a preceito. O dono deste castelo é o perfeito anfitrião, o tipo de pessoa que adora receber". Esclarece de imediato que aquele não é um castelo de portas abertas. Não se trata de um espaço que se possa visitar apenas porque sim — não é para quem quer, é para quem pode. Ou para quem é comprador de vinhos. O Château Saint-Maur (que dá, também, nome aos vinhos) tem uma componente muito forte de vinho, de turismo vinícola: conta com 160 hectares de vinha, onde se produz essencialmente vinho rosé, algum branco e algum tinto. "Esta é uma casa privada e visitada sob o pressuposto de servir algum comprador de vinhos, num âmbito muito privado", esclarece o arquiteto. Apesar de tudo, assevera, "todas as zonas são especiais. Estamos num castelo, de facto, mas estamos, antes de mais, num sítio super íntimo e confortável", remata.

Château Saint-Maur na Côte d’Azur
Château Saint-Maur na Côte d’Azur Foto: Oito Em Ponto

A casa é composta por inúmeras salas — de televisão, de verão, de bar e ainda a biblioteca, a sala chinesa com os vinhos, a sala de jantar, a sala de jantar de verão, etc. Por fora, os arquitetos resolveram pintar o castelo no tom vermelho-veneziano, que acrescentou muito allure, como se diria em francês, à casa: "Fica com muita raça pois esta é uma cor que funciona super bem no meio do verde". Artur explica que a ideia principal, no geral, foi a de dar uma sucessão de estilos à casa: "Porque a nossa ideia era a de conferir o ar de casa de família. Como se contasse uma história. Esta é uma casa que está há 200, 300 anos na mão da mesma família. A mesma que foi evoluindo e que, portanto, contempla desde zonas puramente século XVIII, a zonas com influência dos anos 30, 40 e até 60 e 70. A casa foi evoluindo com o tempo, como qualquer família vai evoluindo. As vontades vão mudando, vão-se fazendo obras, vai-se adaptando. Portanto, o que tem piada na casa é precisamente esta não conformidade, não há uma história linear, mas antes uma descoberta que se faz de sala em sala. Há sempre qualquer coisa de novo. O que dá aquele ar: as pessoas, quando entram, acham que ali foi feito um excelente restauro, mas a verdade é que não se trata de um restauro, foi tudo inventado".

Château Saint-Maur na Côte d’Azur
Château Saint-Maur na Côte d’Azur Foto: Oito Em Ponto

Artur Miranda diz que uma das zonas que mais se destaca no castelo é a zona da pool house, "um sítio excepcional, digno de wow effect". Explica que aquela é uma zona onde se pode passar o verão todo, pois inclui "uma sala de jantar de verão, uma cozinha, uma zona interior onde a pessoa pode estar a descansar, com mega sofás e por aí fora, um bar extraordinário coberto (o dono adora estar atrás do bar a preparar cocktails)". Aliás o proprietário, que não costuma passar mais de dois meses no mesmo sítio, fez aqui o confinamento imposto pela covid-19, por sete longos meses. O livro de 224 páginas que traça a renovação, desde os primeiros esboços, em aquarela e fotografias, até à residência familiar privada estar terminada, pretende assim levar os leitores num tour intimista através das imensas salas de recepção, quartos e suites, áreas de entretenimento e câmaras secretas do vasto castelo de 1600 metros quadrados. Nestas páginas, é possível encontrar-se um percurso da casa, mas trata-se de um percurso "saltitante", afiança Artur: "Em vez de se tratar de uma história em que se entra pela porta de entrada e se vai por ali fora, em formato de visita guiada, o livro divide-se em três ou quatro zonas onde aparecem diferentes partes do vasto interior — uma mais lúdica, outra mais social, uma mais íntegra… … Aquela casa é um hino ao saber viver e onde se adora receber", conclui.

Château Saint-Maur na Côte d’Azur
Château Saint-Maur na Côte d’Azur Foto: Oito Em Ponto

O livro de capa dura encontra-se à venda em livrarias seleccionadas, €85.

Livro
Livro "A Château on The French Riviera: Modern Interiors by Oitoemponto" Foto: Oito Em Ponto
Saiba mais artes, arquitetura, Château Saint-Maur, Côte d’Azur, livro, The French Riviera: Modern Interiors by Oitoemponto, Oito em Ponto Porto
Relacionadas

E viveram felizes para sempre, cada um na sua casa

Living Apart Together (LAT) foi o termo dado pelos sociólogos aos casais, cada vez mais numerosos, que optam por viver separados. E se existem vantagens numa escolha destas, há também, tal como em tudo o que envolve o Amor, um rol de valores que devem ser cumpridos e acarinhados.

Onde moram os magnatas da tecnologia

A maioria dos titãs do mundo da tecnologia tiveram começos humildes e difíceis, mas não se deixe enganar: hoje milionários, muitos têm casas sumptuosas, embora outros gostem de se manter modestos.

Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.

Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.

Artes Filme. Quando Portugal curou crianças dos males da guerra

"Viagem ao Sol" é um filme documental que conta a história de crianças austríacas enviadas para Portugal, após a Segunda Guerra Mundial para recuperarem dos traumas que viveram. Aproveite a sessão de dia 30 de janeiro, no Nimas, às 18h30, com presença de um dos realizadores.