Prazeres / Artes

Sotheby's realiza leilões da coleção pessoal de Karl Lagerfeld

De luvas a peças de arte, incluíndo utensílios da sua gata Choupette, os objetos que pertenceram ao designer de moda prometem surpreender até aqueles que bem conheciam os seus excêntricos gostos.

Designer Karl Lagerfeld durante o desfile da Coleção Haute Couture primavera/verão da Chanel, em 2012.
Designer Karl Lagerfeld durante o desfile da Coleção Haute Couture primavera/verão da Chanel, em 2012. Foto: Getty Images
17 de setembro de 2021 | Ana Filipa Damião

Embora os leilões dos itens do falecido Karl Lagerfeld já tivessem sido anunciados no início do ano, foram recentemente revelados novos artigos para venda.

Para além dos pares de luvas de couro sem dedos e dos pratos em que alimentava a sua gata, Choupette, agora sabe-se que da coleção extravagante do designer fazem também parte obras de arte de Jeff Koons, casacos Dior e peças de Marc Newson, nomeadamente uma cadeira de alumínio avaliada entre 40 e 60 mil euros.

Karl Lagerfeld com Choupette.
Karl Lagerfeld com Choupette. Foto: @choupettesdiary

De acordo com o jornal The Guardian, a vida da gata do designer incluía um guarda-costas, um chef pessoal, duas empregadas e ainda quem gerisse as suas redes sociais. Em 2012, o "gigante" da moda contava numa entrevista que "ela tem uma atitude de princesa", referindo-se à gata birmanesa.

Zenith Chair, de Marc Newson.
Zenith Chair, de Marc Newson. Foto: marc-newson.com

A Sotheby´s avançou também que iriam estar à venda os três automóveis Rolls-Royce do alemão, bem como a sua homewear , um "número espantoso de malas de viagem Goyard" e ainda o seu retrato colorido feito por Takashi Murakami, em 2014, avaliado entre  80 e 120 mil euros.

Diretor criativo da Chanel durante mais de três décadas, Karl Lagerfeld morreu em 2019, aos 85 anos, deixando para trás uma brilhante carreira no universo da Moda. As vendas da sua coleção pessoal terão lugar no Mónaco (3 a 5 de dezembro), em Paris (14 e 15 de dezembro) e na Alemanha, na primavera.

Saiba mais Karl Lagerfeld, Sotheby´s, artes, cultura e entretenimento, economia, negócios e finanças, Moda, designer, estilistas, luxo, gatos, leilão, Chanel
Relacionadas

Investimentos de luxo

Da moda à fotografia, entre edições limitadas e exclusivas, aqui vão as nossas apostas para os próximos meses.

Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.

Artes Filme. Quando Portugal curou crianças dos males da guerra

"Viagem ao Sol" é um filme documental que conta a história de crianças austríacas enviadas para Portugal, após a Segunda Guerra Mundial para recuperarem dos traumas que viveram. Aproveite a sessão de dia 30 de janeiro, no Nimas, às 18h30, com presença de um dos realizadores.