Prazeres / Artes

Recorda-se da obra de Banksy que se autodestruiu? Foi vendida por mais de 20 milhões de euros

Em 2018, “Girl With Ballon” foi leiloada por 1,2 milhões de euros. Voltou à Sotheby’s e foi vendida por 21,8 milhões de euros, cerca de 20 vezes o valor inicial. Um novo record para o espólio do aclamado artista de rua britânico.

"Love Is In The Bin" foi leiloada esta quinta-feira em Londres
"Love Is In The Bin" foi leiloada esta quinta-feira em Londres Foto: Getty Images
17 de outubro de 2021 | Must

Há três anos, o mundo da arte ficou em choque. Um quadro de Banksy representando a imagem de uma menina a segurar um balão vermelho foi licitada por um milhão e 200 mil euros. Depois do bater do martelo, soaram os alarmes, e em direto no leilão, a obra autodestruiu-se. Parcialmente, já que um percalço com a trituradora fez com que a metade superior do quadro se mantivesse intacta.

O espetáculo, nunca antes visto no meio, que deixou todos extasiados, inclusivamente a Sotheby’s, mais tarde criticada de não ter detetado o pormenor da trituradora embutida na moldura de estilo vitoriano.

"Girl With Ballon", a obra em questão, entretanto renomeada "Love Is In The Bin" voltou à leiloeira Sotheby’s esta quinta feira. Na mesma sala onde havia sido leiloada em 2018, foi agora vendida por 21,8 milhões de euros, sendo que a estimativa de pré-venda rondava os 4,7 e os 7 milhões de libras.

Um novo recorde para a venda de uma obra de Banksy. O leilão da obra demorou apenas dez minutos e envolveu nove licitantes, presentes nas formas física, online e por telefone. Não foi divulgado o nome do comprador final.

Desde março de 2019 que a peça se encontrava emprestada ao museu Staatsgalerie Stuttgard, na Alemanha. O seu regresso a Londres marca um dia em cheio para o seu proprietário. A obra original havia sido gravada, inicialmente, numa parede no leste londrino, constituindo uma das imagens mais conhecidas do artista britânico.

 

Saiba mais prazeres, arte, pintura, Banksy, leilão, obra de arte, Sotheby's, recorde, dinheiro, 2021
Relacionadas

Será que o verdadeiro nome de Banksy foi descoberto?

Talvez. Certo é que numa entrevista com 20 anos, cuja gravação foi reencontrada agora, Banksy confirma que o seu nome é Robert Banks, corrigindo, aliás, para o diminutivo Robbie. Mas são tantas as cortinas de fumo em torno deste famoso graffiter que é difícil dizer se será mesmo verdade.

Como investir em arte sem sair de casa

Está desejoso de melhorar a imagem de fundo que mostra no Zoom ou apenas quer ver coisas bonitas? Mais tempo em casa significou um aumento das compras online de arte – mas, por onde começar? Phoebe McDowell apresenta-lhe um guia de conhecedora.

Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.