Prazeres / Artes

Quadro que ia ser vendido por €1500 pode, afinal, ser de Caravaggio

A obra passará a valer pelo menos 50 milhões de euros, segundo um crítico de arte italiano. Conheça a história.

Foto: Ansorena.com
09 de abril de 2021 | Rita Silva Avelar
Antes de ter sido retirado de um leilão da Ansorena em Madrid, uma pequena e luminosa pintura a óleo com a imagem de Cristo atribuída ao artista espanhol José de Ribera, e datada do séc. XVII, estava prestes a ser vendida por 1500 euros. No entanto, e de acordo com investigações feitas por especialistas e críticos de arte, chegou-se à conclusão que esta obra pode ser uma valiosa pintura do italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio, levando o governo espanhol a impor uma proibição de exportação da mesma.

A tela, que mede 111cm por 86cm, está agora a ser estudada por especialistas para determinar a sua autoria. Este erro tem uma justificação simples: é que José de Ribera, filho de um sapateiro, estudou em Roma e foi um notável seguidor de Caravaggio e um admirador dos seus famosos contrastes de luz e escuridão aplicados na pintura. 

O Ministério da Cultura espanhol explicou que decidiu determinar a proibição preventiva à exportação do quadro após ter recebido uma chamada de peritos do Museu do Prado, em Madrid, na última terça-feira. Os especialistas do museu disseram que havia "provas estilísticas e documentais suficientes" para sugerir que poderia ser um Caravaggio original. "Dada a rapidez com que tudo isto tem vindo a acontecer, precisamos agora de um estudo técnico e científico aprofundado do quadro em questão", disse uma fonte do Ministério, citada pelo The Guardian. "É necessário que haja um debate académico sobre se a atribuição de Caravaggio é plausível e aceite pela comunidade científica".

Há quem esteja completamente convencido de que este é um quadro de Caravaggio, como o crítico de arte italiano e deputado Vittorio Sgarbi. "Olho para ele e parece-me imediatamente que a obra é de Caravaggio, penso que através de financiamento posso devolvê-lo a Itália", disse Sgarbi, escreve também o jornal inglês. "O seu preço poderia ser de cerca de 100 a 150 milhões de euros se se vender em privado, e de 50 milhões de euros se se vender a um museu como o Prado".
Saiba mais Cristo, Michelangelo Merisi da Caravaggio, Ansorena, Madrid, José de Ribera, The, Guardian, Vittorio Sgarbi, Prado, Pintura, obras de arte
Relacionadas

Quando a arte entra casa adentro

Para a sua nova colaboração criativa, a Ikea Art Collection aliou-se a cinco artistas de vários pontos do globo para criar peças exclusivas, acessíveis e intemporais. Entrevistámos o artista alemão Stefan Marx, que desenhou uma jarra e uma manta.

Espetáculo “Quadros Vivos de Caravaggio” regressa ao Porto

Está de volta a encenação que dá vida a 21 obras do pintor italiano Caravaggio. Durante 60 minutos, os espectadores terão a oportunidade as personagens a saltar dos quadros, diante dos seus olhos. Um espetáculo de luz e sombra ao som de Bach, com todo o dramatismo do Barroco.

Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.

Artes A história do limão num livro que é também um objeto de desejo

Nobre limão que salva do escorbuto, tira nódoas e cheiros, aromatiza receitas, entra na composição de perfumes e até dá para fazer limonada. Uma nova edição da Taschen conta toda a história desde pequeno, mas poderoso fruto: "The Gourmand’s Lemon – A Collection of Stories and Recipes".