Prazeres / Artes

Ovos Fabergé da coleção Páscoa Imperial em exposição no Victoria & Albert

É a primeira vez que Moscovo empresta ao Reino Unido os famosos ovos Fabergé para uma exposição artística.

Foto: Moscow Kremlin Museums
31 de março de 2021 | Rita Silva Avelar
Três ovos da coleção Páscoa Imperial de Carl Fabergé foram pela primeira vez emprestados pelo Museus Kremlin, de Moscovo, ao Victoria & Albert (V&A), em Londres. Estas raridades farão parte de uma exposição que explora o trabalho (frequentemente ignorado em Inglaterra) do joalheiro preferido dos czares.

Fabergé in London: Romance to Revolution abre ao público a 20 de novembro de 2021 e conta com mais de 200 objetos, onde se incluem os três ovos, entre eles o maior ovo Imperial e o ovo do Kremlin de Moscovo, que foi inspirado na arquitetura da catedral da Dormition, na capital russa.
The Alexander Palace Egg, Fabergé. Chief Workmaster Henrik Wigstrom (1862-1923), 1908.
The Alexander Palace Egg, Fabergé. Chief Workmaster Henrik Wigstrom (1862-1923), 1908. Foto: © The Moscow Kremlin Museums


Citados pelo The Guardian, Kieran McCarthy e Hanne Faurby, curadores do V&A, dizem que "embora a história de Fabergé fosse popular, menos conhecida era a importância da sua sucursal em Londres, a única fora da Rússia". A loja, que era em New Bond Street, atraiu clientes de todo o mundo, "realeza, aristocratas, magnatas e socialites", e tinha produtos tão populares na Grã-Bretanha como na Rússia.

Sabe-se que a Rainha Isabel II emprestará ao V&A algumas peças da sua coleção Fabergé, incluindo algumas feitas por medida para o Rei Eduardo VII e para a Rainha Alexandra da Dinamarca. Entre elas está um retrato em prata do seu cavalo de corrida de maior sucesso, Persimmon, e um modelo do seu cão, César, com uma coleira onde se lê: "pertenço ao Rei."
Romanov Tercentenary Egg, Fabergé. Chief Workmaster Henrik Wigstrom, 1913.
Romanov Tercentenary Egg, Fabergé. Chief Workmaster Henrik Wigstrom, 1913. Foto: © The Moscow Kremlin Museums


Carl Fabergé começou a fazer ovos da Páscoa Imperial quando o Czar Alexandre III os encomendou pela primeira vez como presente de Páscoa para a sua mulher, a Czarina Maria Feodorovna, em 1885. Tornou-se tradição durante as três décadas seguintes. Existem cerca de 50 ovos de Páscoa Imperiais em coleções espalhadas por todo o mundo. 

Os bilhetes para a exposição, que chega no outono, a 20 de novembro, estarão em breve disponíveis no site do V&A.
Saiba mais Fabergé, Moscovo, Victoria & Albert, Imperial, Rússia, Carl Fabergé, Museus Kremlin, V&A, Londres, Kremlin, Rei Eduardo
Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.

Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.