Prazeres / Artes

Hollywood: prepare-se para cenas sem contacto físico

As novas recomendações podem levar a que alguns argumentos sejam rescritos numa altura em que o confinamento já levou a perdas de mil milhões de dólares em vendas mensais de bilhetes.

Vicky Cristina Barcelona (2008)
Vicky Cristina Barcelona (2008) Foto: IMDB
03 de junho de 2020 | Bloomberg

Para reiniciar as produções interrompidas e, ao mesmo tempo, oferecer proteção contra o coronavírus, pesos-pesados de Hollywood recomendam que os argumentos sejam alterados para minimizar o contato físico. Os cineastas também devem recorrer a imagens geradas por computador para substituir interações da vida real no grande ecrã.

As recomendações fazem parte de um documento escrito por grandes estúdios e sindicatos. A esperança é retomar as operações depois da paralisação quase completa do setor em março, quando a pandemia de coronavírus atingiu a Europa e os Estados Unidos. Atores, equipas e cineastas ficaram sem trabalho desde então, e o encerramento de cinemas custou à indústria cerca de mil milhões de dólares por mês em vendas de bilhetes só nos EUA.

Embora ainda não esteja claro quando o lado mais físicosda indústria do entretenimento poderá voltar ao normal, o documento mostra que o setor começa a concordar com condições de trabalho seguras - um componente crucial para trazer de volta produções suspensas, como os novos filmes "Matrix" e "Missão Impossível".

As recomendações sugerem que o vírus terá enorme impacto nas condições de trabalho nos próximos meses. Recomenda-se que programas de televisão ao vivo, como talk shows tragam convidados apenas caso a caso. Pessoas que não precisam de estar nos estúdios, como escritores, devem trabalhar remotamente. E as audições devem ser feitas via videoconferência.

O documento também recomenda que atores e pessoas no set sejam monitorados para identificar sintomas de coronavírus e que mantenham distâncias de 2 metros quando possível. As superfícies devem higienizadas e a presença das equipas deve ser escalonada o máximo possível para evitar a interação física.

O documento foi escrito por uma task force que incluiu representantes da Walt Disney, Netflix, Apple e outros estúdios. Os sindicatos que representam trabalhadores em todo o setor e a Alliance of Motion Picture and Television também participaram.

Saiba mais Hollywood, cultura (geral), coronavírus, atores, contacto
Relacionadas

E Deus criou a Mulher

Para que não fique a acreditar que a mulher mais sensual do mundo é Monica Bellucci, mostramos-lhe outras que, muito antes dela, deram a volta ao mundo e à cabeça dos homens. A escolha não foi fácil. Eis, então, cinco verdadeiras obras-primas da Natureza.

Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.

Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.