Prazeres / Artes

Euro 2020: resumo da jornada 1 para totós

Vitória portuguesa, empate espanhol, derrota alemã. O ‘totobola’ dos primeiros jogos do Euro 2020 ditou algumas surpresas num conjunto de doze jogos de bocejar e chorar por menos. O herói da jornada? Cristiano Ronaldo, é claro.

Cristiano Ronaldo no jogo de estreia da seleção portuguesa no Euro 2020, com a Hungria 
Cristiano Ronaldo no jogo de estreia da seleção portuguesa no Euro 2020, com a Hungria  Foto: Getty Images
17 de junho de 2021 | Áureo Soares
Imagine o leitor que sai do seu emprego pelas 17h, faz o banal trajeto até casa e decide, já bem depois das 18h30, sair ao café da rua para espreitar o jogo de estreia da seleção portuguesa no Euro 2020, com a Hungria. Faltam uns meros 15 minutos para o final da partida e as estatísticas (cerca de 70% de posse de bola, mais cantos, mais remates) contradizem o resultado: 0-0. De repente, como se a pátria de Camões e de Ronaldo tivesse acabado de encontrar a cura para a covid-19, uma multidão de catorze almas levanta-se num urro a festejar esse estranho fenómeno chamado golo de Raphaël Guerreiro.

Três minutos depois, Cristiano ultrapassa Michel Platini na lista de melhores marcadores em europeus de futebol. E cinco minutos passados, 
Ronaldo aumenta a conta, num momento em que Ljubomir Stanisic certamente coloca as mãos no ar em jeito de pistolas enquanto exclama Pow Pow Pow. 3-0 para Por-tu-gal.

Num Euro que decorre em 2021 mas que conta para o ano civil de 2020, os adeptos têm assistido a um futebol quase revolucionário. Completada a primeira jornada desta fase de grupos, fomos testemunhas da estreia da Macedónia do Norte (derrota por 3-1 frente à Áustria), que, agora que foi aceite pela UEFA, poderá considerar-se finalmente um país. E até a França contrariou esse antigo adágio de Gary Lineker. É que o futebol pode ser um jogo simples, de noventa minutos, mas no fim nem sempre ganha a Alemanha.

Os mais distraídos poderiam ser levados a pensar que era este precisamente o grande embate da primeira jornada. No entanto, aos olhos de quem gosta do "jogo bonito", o França x Alemanha foi tão excitante quanto uma partida de curling. Os franceses bem tentaram varrer o campo mas a bola só acertou no alvo através de um autogolo de Matts Hummels. A piada é fácil: mesmo quando perde é a Alemanha quem marca. Em suma, ultrapassados os germânicos, a seleção francesa parece estar a preparar-se para provar novamente a superioridade do multiculturalismo num país que pende cada vez mais para os braços da senhora Le Pen.

A outra partida teoricamente emocionante da primeira jornada, o Espanha x Suécia, levou-nos também pelo caminho da desilusão. Constituída por jovens promessas desconhecidas e alguns veteranos de cujos nomes não nos lembramos, a Espanha de Luis Enrique parece apostada em provar que mesmo a pátria das tapas e do flamenco pode apenas sugerir-nos uma siesta. Não há adjetivos suficientemente assertivos para qualificar a performance de nuestros hermanos.

Nem Guardiola, o impulsionador do tiki-taka, alguma vez sonharia ver a seleção espanhola com 86% de posse de bola, 90% de precisão de passe e uns redondos zero golos marcados. Demérito de uns, sorte do submarino azul e amarelo sueco, que nunca se amedrontou perante o tridente ofensivo dos rojos - Ferran Torres,  Álvaro Morata, Dani Olmo – e voltou sempre à tona.

O Euro 2020 ficará para a história como o primeiro europeu em que não há um país organizador. 

De Amesterdão a Sevilha, são onze as cidades europeias que recebem partidas desta primeira fase, o que o transforma também no Europeu em que as equipas terão de viajar mais. A Suíça, neste particular, baterá todos os recordes. A estreia dos helvéticos, contra o País de Gales, aconteceu precisamente em Baku, no Azerbaijão, onde a equipa de Xhaka, Shaqiri e Seferovic empatou (1-1) com o País de Gales de Gareth Bale.  

Na cidade de Pedro, o Grande, São Petersburgo, a Rússia perdeu naturalmente para a Bélgica (3-0). A Ocidente, na capital britânica, a Inglaterra venceu a Croácia (1-0) e, também a jogar em casa, os Países Baixos bateram a Ucrânia por 3-2. Em Dublin, a seleção de Lewandowski mais dez, também conhecida por Polónia, não conseguiu melhor do que marcar um golo contra dois da Eslováquia. 

E se a abertura do torneio, em Roma, num jogo que opôs os italianos à Turquia (3-0), teve na clássica interpretação de Nessun Dorma pelo tenor Andrea Bocelli um dos pontos altos, as boas notícias após a tragédia estavam guardadas para o dia seguinte, durante o Dinamarca x Finlândia (0-1), com a recuperação do atleta Christian Eriksen após uma paragem cardíaca em campo. Como tudo está bem quando acaba bem, só falta uma vitória portuguesa frente à Alemanha este sábado. Será pedir muito?
Saiba mais Ronaldo, Raphaël Guerreiro, Euro 2020, desporto, futebol, seleção nacional
Relacionadas
Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.

Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.