Prazeres / Artes

"Estive em festas verdadeiramente loucas." Histórias de noites com Mick Jagger e Kate Moss

Se estiver por dentro do circuito das festas de Londres, é certo que conhecerá Dave Benett – um dos principais fotógrafos da capital britânica que já foi contratado por estrelas como Elton John. Benett conta agora como eram as saídas na década de 1990.

Kate Moss e Marianne Faithfull
Kate Moss e Marianne Faithfull Foto: Shutterstock
18 de dezembro de 2020

Estive presente em festas verdadeiramente loucas. Os anos 90 foram a época de maior esbanjamento, foi quando as pessoas começaram realmente a gastar o seu dinheiro. Havia gente de toda a parte do mundo que ia até Londres só para marcar presença nas festas.

A Kate Moss e a Naomi Campbell eram sempre as duas miúdas mais doidas das festas; elas eram as britânicas e todos os restantes eram mais discretos. Elas estiveram presentes em festas com os Rolling Stones e Jack Nicholson. Era a narrativa dos novos ricos e todos partilhavam o mesmo ar de abastados.

O Café de Paris era o principal local para se terminar uma noite de quarta-feira, por lá tendo passado nomes como Prince, Tina Turner e Bowie. Todos iam lá ter. O Prince nem sequer conseguiu reservar uma zona VIP porque todos achavam ser tão cool como ele era. Ele não gostava de fotógrafos, por isso pediu-nos, quando lá esteve, para nos retirarmos. O dono do Café de Paris disse-lhe: "na verdade, eles estão sempre aqui, por isso ou se junta a eles ou pode sair". Ele ficou!

Kate Moss e Marianne Faithfull
Kate Moss e Marianne Faithfull Foto: Shutterstock

Recordo-me também da festa da Gala ‘Salvar a Floresta Tropical’, no Grosvenor House Hotel, em 1992, que foi fabulosa. Gianni Versace vestiu todas as supermodelos. Todas as estrelas do rock apareceram porque as raparigas estavam lá e as raparigas também foram porque as estrelas do rock lá estavam. Tudo se conjugava e uma coisa levava à outra.

Nessa noite, estive à conversa com a Claudia Schiffer, que na época era nova naquelas andanças, e com a Carla Bruni e Naomi Campbell. Nessa altura, a Carla Bruni andava a sair com o Eric Clapton e tirei uma fotografia incrível do Gianni com eles os dois.

Em 1997, o Ronnie Wood convidou-me para a festa do seu 50.º aniversário. Era uma festa alusiva ao faroeste e dei por mim a festejar com todas aquelas pessoas na sua casa em Kingston Hill. Penso que foi nessa altura que comecei a ser verdadeiramente aceite.

Mick Jagger no 50º aniversário de Ronnie Wood (1997)
Mick Jagger no 50º aniversário de Ronnie Wood (1997) Foto: Shutterstock

O Ronnie estava fantástico, mascarado de pistoleiro. A Kate estava fabulosa com uns calções de ganga e de cigarro na boca. De repente, surge o Mick vestido de índio. Assim que viu os fotógrafos, tirou o chapéu de índio e mostrou-se aborrecido. Mas Ronnie disse-lhe: "Vá lá, são meus amigos". Apesar de tudo, ele era um Rolling Stone.

Fui ter com a Jerry Hall e perguntei-lhe: "O que se passa? Ele não parece estar a divertir-se". Ela respondeu de forma descontraída: "Acho que não gosta da roupa que traz. Fui eu que a escolhi". Nessa altura já ele estava sentado a uma mesa e com um chapéu de cowboy, mas dava para ver que, por baixo, ainda tinha o fato de índio.

Tradução: Carla Pedro

Saiba mais artes, anos 90, festas, dinheiro, excentricidade, supermodelos, celebridades, estrelas do rock, fotográfos
Relacionadas

O bad boy da arte britânica

Tem um museu e divide os críticos como ninguém. Comercial, fraude, génio? Aqui, Damien Hirst fala de tudo o que lhe tem acontecido desde que se tornou famoso. As tremendas bebedeiras incluídas… Recordamos o artigo publicado na MUST em 2018.

E se lhe disséssemos que os Beatles estão de volta?

Em 2021, conte com o regresso de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Falamos da estreia do documentário “The Beatles: Get Back”, obra do premiado cineasta Peter Jackson. Para já, podemos ver 5 minutos de pura emoção.

Álbum "perdido" de Prince chega no verão

'Welcome 2 America', disco gravado em 2010 vai ser revelado em julho. Um dos singles já pode ser ouvido e critica a Google, a Apple e a cultura americana das celebridades.

O que comem os líderes mundiais?

O que podemos aprender com os hábitos alimentares de António Costa, Barack Obama ou Vladimir Putin? Será, claramente, um caso de “Diz-me o que comes, dir-te-ei como governas”? Do nosso lado já escolhemos: fora com os vegetarianos e venham de lá os molhos…

Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.