Prazeres / Artes

Este analista criou um mapa com os quadros mais famosos da Europa

Um hobbie que se tornou viral e que mostra os quadros mais icónicos de cada país Europeu. Saiba o que o autor escolheu para Portugal.

Foto: @halfabluesky
22 de junho de 2021 | Rita Silva Avelar
Paul Nguyen, do Vietname mas a viver nos Estados Unidos, tem 25 anos e é analista de dados. No seu tempo livre, cria mapas temáticos que depois publica no site Reddit. Um dos seus mapas mostra a Europa pintada com os quadros mais representativos de cada país, e tornou-se viral.

À Conde Nast Traveler de Espanha, diz que começou este hobbie porque "queria tornar os mapas mais interessantes" e que "tradicionalmente, os mapas são usados para nos localizar e orientar, mostrar-nos possíveis transportes, diferentes nacionalidades, lidar com questões políticas ou meteorológicas." Sendo um analista de dados, "queria experimentar diferentes formas de representar dados num mapa , neste caso "artístico", e queria que o público aprendesse algo novo".

Em Portugal, elegeu o famoso O Fado de José Malhoa, datado de 1910. Já em Espanha elegeu Guernica, de Pablo Picasso.
Saiba mais Europa, Paul Nguyen, Estados Unidos, Vietname, Reddit, economia, negócios e finanças
Relacionadas

Como investir em arte sem sair de casa

Está desejoso de melhorar a imagem de fundo que mostra no Zoom ou apenas quer ver coisas bonitas? Mais tempo em casa significou um aumento das compras online de arte – mas, por onde começar? Phoebe McDowell apresenta-lhe um guia de conhecedora.

Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.

Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.