Prazeres / Artes

Encontrados quadros de Picasso e Mondrian roubados há uma década

As obras primas foram encontradas num desfiladeiro, embrulhadas em película, a sul de Atenas. O quadro de Picasso tinha sido oferecido pelo próprio aos gregos, como um presente pela saída das tropas nazis do país.

Foto: Head of a Woman, Picasso
30 de junho de 2021 | Rita Silva Avelar
Head of a Womanum quadro que Picasso ofereceu ao povo grego em honra da sua resistência ao domínio nazi, esteve desaparecido há quase 10 anos, até há uns dias, quando foi encontrado numa ravina. Acontece depois de um construtor ter admitido que roubou a obra-prima e duas outras obras de arte da Galeria Nacional de Atenas, há quase uma década, num assalto que aconteceu na noite de 9 de janeiro de 2012.

Durante nove anos, o quadro Head of a Woman tinha estado escondido na casa deste suposto amante de arte, junto com o quadro Stammer Windmill, uma obra do pintor holandês Piet Mondrian, roubada no mesmo assalto. Quando a polícia estava prestes a localizá-lo, o ladrão transferiu as peças para um armazém antes de as esconder embrulhadas em película, escondendo-as num desfiladeiro a sudeste da capital grega, avança o The Guardian. Foi ai que foram encontradas.

A sua recuperação foi saudada com euforia em Atenas, sobretudo porque a Galeria Nacional, que é onde reside a maior coleção pública de obras de arte da Grécia, reabriu recentemente, depois de ter estado fechada durante anos para renovação.

Lina Mendoni, ministra da Cultura e do Desporto descreveu a recuperação das obras recuperadas como "um dia especial, [um dia de] grande alegria e emoção". Pablo Picasso, disse ela, tinha doado pessoalmente o quadro cubista à nação em 1949, cinco anos após as tropas de Hitler se terem retirado do país, inscrevendo as palavras "para o povo grego, uma homenagem". Picasso" na parte de trás da tela.
Saiba mais Piet Mondrian, Galeria Nacional de Atenas, Pablo Picasso, Atenas, artes, cultura e entretenimento, artes, cultura e entretenimento, artes, cultura e entretenimento
Relacionadas

Como investir em arte sem sair de casa

Está desejoso de melhorar a imagem de fundo que mostra no Zoom ou apenas quer ver coisas bonitas? Mais tempo em casa significou um aumento das compras online de arte – mas, por onde começar? Phoebe McDowell apresenta-lhe um guia de conhecedora.

Uma coluna de som ou uma peça de arte?

Da colaboração entre a Bang & Olufsen e o diretor criativo da marca francesa Saint Laurent, Anthony Vaccarello, surgiu uma coluna de luxo e de edição limitada que faz suspirar os amantes dos dois mundos, o da tecnologia e o da Moda.

Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.