Prazeres / Artes

Eis as novas sardinhas da Bordallo Pinheiro

A edição Sardinha by Bordallo 2021conta com a colaboração de Nuno Markl, Nilton, Eduardo Madeira, entre outros artistas.

Novos modelos da coleção `Sardinha by Bordallo´ 2021
Novos modelos da coleção `Sardinha by Bordallo´ 2021 Foto: D.R
29 de julho de 2021

A coleção mais recente das famosas sardinhas das Caldas da Rainha tem dez novos modelos sendo que dois deles são originais do artista de renome Bordallo Pinheiro.

Rapahel Bordallo Pinheiro é uma das personalidades da cultura portuguesa do século XIX, conhecido internacionalmente pelo fabrico de peças de cerâmica mas também pelo desenho humorístico e pelas caricaturas que fazia de figuras populares da época como o Zé Povinho.

`Sardabisco´, de Nuno Markl
`Sardabisco´, de Nuno Markl Foto: D.R

O ceramista abriu a fábrica de faiança, material utilizado para fazer as peças, nas Caldas da Rainha em 1884, negócio que hoje é continuado. Todos os anos juntam-se modelos novos à coleção pois a marca acredita que a peça é o suporte ideal para materializar parte da gastronomia portuguesa e um ícone das festas populares portuguesas.

Enquanto a sardinha ECO 2D de Nilton dá a notícia de que não são as cegonhas que trazem os bebés, a de Nuno Markl chama-se Sardabisco, uma referência aos desenhos do humorista. Já Eduardo Madeira apelidou a peça de Comédia, uma homenagem ao facto da sardinha ser a "rainha da mesa" nas festas populares.

`Comédia´, de Eduardo Madeira
`Comédia´, de Eduardo Madeira Foto: D.R

A coleção deste ano fica marcada igualmente pelo contributo de designers como Rita Wainer, Chicô Gouveia, Toia Lemann, Ana Sofia Gonçalves e ainda das crianças da Chualgarve, uma unidade de pediatria em Portimão.

Saiba mais Rapahel Bordallo Pinheiro, Sardinha, Caldas da Rainha, artes, cultura e entretenimento, Nuno Markl, Nilton, Eduardo Madeira
Relacionadas
Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.