Prazeres / Artes

Da pobreza extrema a ídolo no Brasil. O que revela o novo documentário da Netflix sobre Pelé

Considerado um dos melhores jogadores do mundo, Pelé é a estrela do novo documentário da Netflix que revela a história do homem por detrás do jogador.

A carregar o vídeo ...
23 de fevereiro de 2021 | Rita Silva Avelar
Para alguns é o melhor jogador de futebol de sempre, para outros foi e será para sempre um dos ícones brasileiros mais emblemáticos do século passado, tornando-se um ídolo intemporal e símbolo de garra, luta e resiliência.

Em "Pelé", David Tryhorn e Ben Nicholas focam o extraordinário período de 12 anos em que Edson Arantes do Nascimento (que todos conhecemos por Pelè) passou de jovem superestrela em 1958 para herói nacional em 1970, uma era turbulenta na história do país. Os realizadores do documentário, que estreia a 23 de fevereiro na Netflix, passaram horas na companhia de Pelé entrevistando-o não só sobre este período, mas também acerca da sua infância, marcada pela pobreza, sem esquecer os momentos mais marcantes da vida do único homem a ganhar três títulos da Taça do Mundo.

Ao longo de 108 minutos, os realizadores seguem Pelé desde a sua infância em São Paulo até à final do Campeonato do Mundo de 1970 contra a Itália, que o Brasil venceu, "cortesia de quatro golos da equipa de futebol internacional mais emblemática alguma vez reunida" escreve a GQ britânica. O documentário também explora Pelé enquanto ídolo dos anos 50 no Brasil, mostrando como o país aguardava com ansiedade os seus passos. Em 1958, o Brasil venceu o Campeonato do Mundo contra a equipa da Suécia, tornando-se a primeira equipa não europeia a vencer na Europa. "Pelé foi o mais jovem goleador de sempre numa final, com apenas 17 anos (e ainda é)."

O documentário percorre todos esses momentos até ao seu golo na final, em 1970, que marcou a sua retirada do futebol internacional. "Quando ele se sente bem, o Brasil sente-se bem, ou vice-versa", resume Ben Nicholas, "e de alguma forma, para o bem ou para o mal, a história que mostramos é a relação entre os dois, de 1958 a 1970". O documentário Pelé estreia esta quinta, 23, na Netflix.
Saiba mais Pelé, Documentário, Futebol, Netflix, Brasil, Mundial, Melhor Jogador
Relacionadas

Estes desportos são doidos

Está desculpado se nunca ouviu falar de bossball, hóquei subaquático ou chess boxing, mas existe toda uma gloriosa lista de desportos “diferentes” (vamos chamar-lhes assim) muito mais divertidos do que os chamados “normais”.

De uma semana a um ano, o que acontece ao seu corpo quando deixa de treinar

Começou com uma semana que depressa se tornou num mês e, quando deu por si, já não treinava há um ano. Pensava mesmo que o seu corpo não ia dar conta? Um especialista explica o que acontece física e mentalmente quando deixamos de nos exercitar regularmente. E avança com soluções para voltar à boa forma.

Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.

Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.