Prazeres / Artes

Cinema em casa: 8 filmes para ver este fim-de-semana

Com as salas de cinema fechadas, os filmes fazem o seu caminho diretamente para as plataformas de streaming ou para a televisão. As propostas que se seguem acabam de chegar a Portugal.

Foto: D.R.
05 de março de 2021 | Joana Moreira

Alguns apontam-se como possíveis nomeados aos Óscares, outros arrecadaram já Globos de Ouro. Há ainda os que passaram à margem dos prémios, mas que merecem ser vistos. Entre as últimas estreias cinematográficas e uma opção, gratuita, para ver com prazo limitado, esta é a lista de visionamento de novidades disponíveis em Portugal para aproveitar mais um fim-de-semana de confinamento.

Tudo Pelo Vosso Bem, na Netflix

Tudo Pelo Vosso Bem
Tudo Pelo Vosso Bem Foto: D.R.

O timming dificilmente seria mais perfeito. Após o documentário sobre Britney Spears lançar para o debate público as questões da figura do tutor e as suas implicações legais, este filme de J. Blakeson conta a história de uma tutora que defrauda idosos, falsificando documentos que provam que estes são incapazes de gerir o seu património. Rosamund Pike é a protagonista que encabeça este filme que oscila entre a comédia e o suspense e que tem estado entre os mais populares na Netflix em Portugal.  

One Night in Miami, na Amazon Prime

One Night in Miami
One Night in Miami Foto: D.R.

É o maior projeto até à data de Regina King. Depois da vitória nos Óscares com Se Esta Rua Falasse (2018), como Melhor Atriz Secundária, a atriz faz agora a sua estreia na realização com a história dos ícones negros Malcolm X, Cassius Clay, Jim Brown e Sam Cooke. Num ano em que o movimento Black Lives Matter alcançou espaço como nunca antes, este filme sobre a luta pela igualdade serve também de mote para que os debates sobre o racismo não esmoreçam – e que, pelo contrário, floresçam.

Malcolm & Marie, na Netflix

Não é um filme romântico, mas é um filme sobre intimidade e sobre a forma como nos relacionamos quando estamos numa relação amorosa. O filme de Sam Levinson é uma montanha-russa de emoções, de diálogos intensos, de frustrações, de revelações, e de coisas da relação a dois que, felizmente, em 2021, já reconhecemos como problemáticas. Zendaya e John David Washington são os protagonistas deste filme que foi inteiramente gravado durante a pandemia.

On the Rocks, na Apple TV

O último filme de Sofia Coppola é uma história de reencontro entre pai e filha. O primeiro é Bill Murray, a segunda é Rashida Jones, no papel de uma mulher profundamente angustiada com o casamento e em busca de consolo no ombro do pai. A dupla deambula por Nova Iorque numa aventura com muito espaço para longas conversas e momentos de comédia. O regresso de Murray à lente de Coppola já rendeu ao ator uma nomeação aos Globos de Ouro.

John McEnroe: O Domínio da Perfeição, no site da Medeiafilmes

John McEnroe: O Domínio da Perfeição
John McEnroe: O Domínio da Perfeição Foto: D.R.

John McEnroe e Ivan Lendl disputavam a final do Open de França. Corria o ano de 1984 e McEnroe era considerado o melhor jogador do mundo. Este documentário de 2018, do francês Julien Faraut, é um deleite para os fãs de ténis. Com recurso a filmes de arquivo de partidas em Roland Garros, a obra retrata o tenista que viria a ganhar sete Grand Slams, mas faz também o próprio ténis enquanto desporto. Esta não é, aliás, a primeira vez que o realizador se debruça sobre este mundo. O documentário pode ser visto em streaming gratuito no site da Medeia filmes, no âmbito da iniciativa Quarentena Cinéfila.

Never Rarely Sometimes Always, na Apple TV

Never Rarely Sometimes Always
Never Rarely Sometimes Always Foto: D.R.

Ganhou vários prémios em Sundance e Berlim e está finalmente disponível em Portugal. Este filme, realizado por Eliza Hittman, conta a história de duas jovens adolescentes americanas, Autumn e Skylar, que, ao descobrirem que uma delas está grávida, decidem viajar até Nova Iorque para que uma delas possa poder fazer um aborto. É um filme sem melodramas que expõe a cultura machista em que vivemos, numa crítica social impossível de ignorar.  

Lockeddown, na HBO

A pandemia irá certamente inspirar muita produção cinematográfica, e este Lockeddown é já um exemplo disso. Precisamente quando um casal se decide separar, o confinamento obrigatório surge, obrigando a uma convivência forçada numa altura, no mínimo, delicada. É precisamente sobre a capacidade de coabitação, sobre relações humanas, espaço e intimidade, que trata este filme que tem Anne Hathaway e Chiwetel Ejiofor nos principais papéis.

Pieces of a Woman, na Netflix

O que fica quando se perde um filho imediatamente após o parto? É isso que este filme, o primeiro em língua inglesa do húngaro Kórnel Mundruczó, nos obriga a confrontar: o vazio, a tristeza, o abismo. Vanessa Kirby protagoniza este drama sobre uma mulher que decide ter um parto natural, em casa, sem imaginar o desfecho trágico que se avizinha. O filme, que tem como produtor executivo Martin Scorsese, explora o processo de reaprender a viver depois da perda.

Saiba mais atualidade, entretenimento, filmes, novidades, Óscares, Globos de Ouro, casa, confinamento, pandemia
Relacionadas

5 novas e viciantes séries para não sair do sofá

As séries que acabam de chegar às plataformas de streaming aliadas ao prolongamento do confinamento só têm um resultado: maratona. Saudosismo pelo frenesim das cidades? Dilemas morais que nos fazem questionar todas as barreiras éticas? Ou uma viagem pelo mercado negro? Está tudo nestas propostas para ocupar as próximas horas vagas.

Eis os filmes que não pode perder nos próximos tempos

Em confinamento, não há melhor desculpa para aproveitar e ver os filmes do momento, e descontrair nas horas em que o pode fazer. Há mil razões para ficar em casa, mas também lhe mostramos os títulos que vai querer ver no grande ecrã.

As 10 melhores séries da Netflix segundo os críticos

O universo do streaming pode ser um pouco confuso, ao ponto de não sabermos que série escolher para ver, resultado da tamanha oferta que existe. Como tal, reunimos algumas das melhores séries da Netflix, avaliadas pelos críticos, para descontrair depois de um dia de trabalho ou relaxar numa tarde de fim de semana.

Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.