Prazeres / Artes

As 10 melhores séries da Netflix segundo os críticos

O universo do streaming pode ser um pouco confuso, ao ponto de não sabermos que série escolher para ver, resultado da tamanha oferta que existe. Como tal, reunimos algumas das melhores séries da Netflix, avaliadas pelos críticos, para descontrair depois de um dia de trabalho ou relaxar numa tarde de fim de semana.

'Sex Education', Netflix (2019).
'Sex Education', Netflix (2019). Foto: IMDB
17 de setembro de 2021 | Ana Filipa Damião

Sex Education

'Sex Education', Netflix (2019).
'Sex Education', Netflix (2019). Foto: IMDB

Pontuação: 89

Com a terceira temporada recentemente anunciada, Sex Education é uma das grandes apostas da Netflix, com um público-alvo que vai desde adolescentes a adultos. Com Asa Butterfield, Gillian Anderson e Ncuti Gatwa, a série conta-nos as peripécias de Otis, um estudante que começa a dar conselhos sexuais na escola às escondidas, em troco de dinheiro.

Boneca Russa

'Boneca Russa',Netflix (2019).
'Boneca Russa',Netflix (2019). Foto: IMDB

Pontuação: 88

A comédia lançada em 2016 tem como personagem principal Nadia, que morre no dia do seu 36º aniversário só para descobrir que tem de reviver a sua morte uma e outra vez, para todo o sempre. Criada por Natasha Lyonn, Leslye Headland e Amy Poehler, Boneca Russa tem oficialmente uma nova temporada na agenda.

Master of None

'Master of None', Netflix (2015).
'Master of None', Netflix (2015). Foto: IMDB

Pontuação: 87

Master of None, uma das mais aclamadas séries do serviço de streaming, centra-se à volta da vida de Dev, um ator de 30 anos que vive em Nova Iorque, EUA. Divertida e comovente, aborda vários temas, como relacionamentos, tabus sociais e carreiras ambiciosas.

When They See Us

'When They See Us', Netflix (2019)
'When They See Us', Netflix (2019) Foto: IMDB

Pontuação: 86

A mini série de Ava DuVernay relata a história verídica de cinco adolescentes negros oriundos de Harlem, EUA, que são acusados injustamente de atacar e violar Trisha Meili, em 1989, no Central Park. When They See Us ganhou o prémio da Critics Choice Award para "Best Limited Series" (melhor série) e ainda recebeu 11 nomeações para os Primetime Emmy Awards de 2019.

Big Mouth

'Big Mouth', Netflix (2017).
'Big Mouth', Netflix (2017). Foto: IMDB

Pontuação: 96

Criada pelos amigos Nick Kroll e Andrew Goldberg, os desenhos animados abordam as diversas preocupações que preenchem a cabeça dos adolescentes durante a puberdade, desde relações amorosas, a problemas familiares, até à questão da orientação sexual.

Unorthodox

'Unorthodox', Netflix (2020).
'Unorthodox', Netflix (2020). Foto: IMDB

Pontuação: 85

Quando descobre que está grávida, Esty, de 19 anos, foge do seu casamento arranjado e da comunidade judia hassídica onde vive, em Brooklyn, EUA, para Berlim, na Alemanha, onde descobre um mundo novo e uma nova paixão pela música. Nomeada para oito prémios Emmy, Unorthodox venceu o prémio de Melhor Realizador com Maria Schrader.

Dear White People

'Dear White People', Netflix (2017).
'Dear White People', Netflix (2017). Foto: IMDB

Pontuação: 84

Outra grande obra original da Netflix é Dear White People, de Justin Simien. Com a quarta temporada a caminho, fala de um grupo de estudantes negros e do seu dia a dia numa universidade que não é tão pós-racial como diz ser.

Unbelievable

'Unbelievable', Netflix (2019).
'Unbelievable', Netflix (2019). Foto: IMDB

Pontuação: 83

Unbelievable baseia-se no caso de violação verídico de uma rapariga de 18 anos, que depois de denunciar o ataque é acusada de o ter inventado. Porém, duas detetives avançam com uma investigação para tentarem chegar à verdade.

Uma Série de Desgraças

'Uma Série de Desgraças', Netflix (2017).
'Uma Série de Desgraças', Netflix (2017). Foto: IMDB

Pontuação: 81

Estreada em 2017, Uma Série de Desgraças conta as aventuras e desafios que os órfãos Baudelaire enfrentam quando o conde Olaf começa a tentar descobrir o antigo segredo da família. Com base nos livros de mistério do mesmo nome, de Lemony Snicket (Daniel Handler), os episódios transportam o espectador para uma utopia onde o século passado se mistura com tecnologias avançadas.

Lupin

'Lupin', Netflix (2021).
'Lupin', Netflix (2021). Foto: IMDB

Pontuação: 81

Também esta série é baseada em contos, neste caso nos de Maurice Leblanc, escritor francês do início do século XX. Se nas histórias do autor o ladrão Arséne Lupin vive na Belle Époque francesa, já nas da Netflix encontra-se nos dias atuais. Com a realização de Louis Leterrier, Lupin conta com a presença de Omar Sy no papel principal.

As pontuações são retiradas do site Metacritic, uma plataforma que faz o balanço de várias críticas.

Saiba mais Sex Education, Netflix, Master of None, , Unbelievable, When They See Us, Dear White People, Unorthodox, Uma Série de Desgraças, Arséne Lupin, artes, cultura e entretenimento, questões sociais, streaming, hollywood, celebridades, Lupin, atores, Big Mouth, metacritic
Relacionadas

E se 'Die Hard' não fosse com Bruce Willis?

É difícil imaginar outro ator no papel de John McClane, mas esteve quase para acontecer. É uma das histórias contadas na série 'The Movies That Made Us', cuja segunda temporada acaba de chegar à Netflix.

Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.

Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.