Prazeres / Artes

Alma Gémea, a marca portuguesa que incorpora cortiça em artigos de cozinha

Como um dos materiais portugueses de eleição faz toda a diferença nesta marca de decoração que pertence à Amorim Cork Composites, que tem peças como jarros, chávenas ou bules.

Foto: Alma Gémea
02 de julho de 2021 | Rita Silva Avelar

A cortiça não só é sustentável como está na moda. É essa uma das premissas da marca portuguesa Alma Gémea, que pertence á Amorim Cork Composites, e que quer tornar o lar dos portugueses mais ecológico. A marca encontrou inspiração na Natureza para apresentar a nova coleção, à qual chamou "5º Elemento - Equilíbrio Perfeito# com uma gama que tem um total de 18 produtos, com 5 variações de cor, que inclui peças como jarros, bules ou copos. Às cores já existentes (cinzento-escuro e branco-pérola), juntam-se agora o rosa, o verde e o preto mate, numa colaboração com a marca de cerâmicas Matcerâmica.

Conjunto Alma Gémea.
Conjunto Alma Gémea.

A nova coleção propõe uma perfeita união entre os diferentes elementos – ar, água, terra e fogo – para a criação de um quinto elemento: a cortiça, que tem como intuito promover a harmonia e o total equilíbrio dentro das nossas casas. "O objetivo desta coleção é potenciar ao máximo as características únicas destes dois materiais nobres pertencentes à mais profunda tradição portuguesa" diz Cristina Veríssimo, diretora de Marketing e Comunicação da Amorim Cork Composites, em comunicado. "A fusão da cortiça e da cerâmica resulta assim numa coleção contemporânea, esteticamente apelativa e versátil."

Conjunto Alma Gémea.
Conjunto Alma Gémea.

A marca intitula-se como ecológica, pois a cortiça usada nas coleções provém maioritariamente dos desperdícios gerados pela indústria das rolhas. Além disso, destaca-se a capacidade da cortiça em reter CO2, o que é um contributo importante para a descarbonização. "Por cada tonelada de cortiça produzida, o montado de sobro pode sequestrar até 73 toneladas de CO2, contribuindo assim positivamente para a regulação do clima e, simultaneamente, para a redução da pegada de carbono dos produtos em que é utilizada" lê-se, ainda, no comunicado. Conheça algumas das peças.

Conjunto Alma Gémea.
Conjunto Alma Gémea.

 

Saiba mais Alma Gémea, Amorim Cork Composites, Natureza, Elemento, Perfeito#, CO2, Decoração, Portuguesa
Relacionadas

Uma coluna de som ou uma peça de arte?

Da colaboração entre a Bang & Olufsen e o diretor criativo da marca francesa Saint Laurent, Anthony Vaccarello, surgiu uma coluna de luxo e de edição limitada que faz suspirar os amantes dos dois mundos, o da tecnologia e o da Moda.

Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.

Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.