Prazeres / Artes

Alma Gémea, a marca portuguesa que incorpora cortiça em artigos de cozinha

Como um dos materiais portugueses de eleição faz toda a diferença nesta marca de decoração que pertence à Amorim Cork Composites, que tem peças como jarros, chávenas ou bules.

Foto: Alma Gémea
02 de julho de 2021 | Rita Silva Avelar

A cortiça não só é sustentável como está na moda. É essa uma das premissas da marca portuguesa Alma Gémea, que pertence á Amorim Cork Composites, e que quer tornar o lar dos portugueses mais ecológico. A marca encontrou inspiração na Natureza para apresentar a nova coleção, à qual chamou "5º Elemento - Equilíbrio Perfeito# com uma gama que tem um total de 18 produtos, com 5 variações de cor, que inclui peças como jarros, bules ou copos. Às cores já existentes (cinzento-escuro e branco-pérola), juntam-se agora o rosa, o verde e o preto mate, numa colaboração com a marca de cerâmicas Matcerâmica.

Conjunto Alma Gémea.
Conjunto Alma Gémea.

A nova coleção propõe uma perfeita união entre os diferentes elementos – ar, água, terra e fogo – para a criação de um quinto elemento: a cortiça, que tem como intuito promover a harmonia e o total equilíbrio dentro das nossas casas. "O objetivo desta coleção é potenciar ao máximo as características únicas destes dois materiais nobres pertencentes à mais profunda tradição portuguesa" diz Cristina Veríssimo, diretora de Marketing e Comunicação da Amorim Cork Composites, em comunicado. "A fusão da cortiça e da cerâmica resulta assim numa coleção contemporânea, esteticamente apelativa e versátil."

Conjunto Alma Gémea.
Conjunto Alma Gémea.

A marca intitula-se como ecológica, pois a cortiça usada nas coleções provém maioritariamente dos desperdícios gerados pela indústria das rolhas. Além disso, destaca-se a capacidade da cortiça em reter CO2, o que é um contributo importante para a descarbonização. "Por cada tonelada de cortiça produzida, o montado de sobro pode sequestrar até 73 toneladas de CO2, contribuindo assim positivamente para a regulação do clima e, simultaneamente, para a redução da pegada de carbono dos produtos em que é utilizada" lê-se, ainda, no comunicado. Conheça algumas das peças.

Conjunto Alma Gémea.
Conjunto Alma Gémea.

 

Saiba mais Alma Gémea, Amorim Cork Composites, Natureza, Elemento, Perfeito#, CO2, Decoração, Portuguesa
Relacionadas

Uma coluna de som ou uma peça de arte?

Da colaboração entre a Bang & Olufsen e o diretor criativo da marca francesa Saint Laurent, Anthony Vaccarello, surgiu uma coluna de luxo e de edição limitada que faz suspirar os amantes dos dois mundos, o da tecnologia e o da Moda.

Mais Lidas
Master Pieces E Deus criou a Mulher

Para que não fique a acreditar que a mulher mais sensual do mundo é Monica Bellucci, mostramos-lhe outras que, muito antes dela, deram a volta ao mundo e à cabeça dos homens. A escolha não foi fácil. Eis, então, cinco verdadeiras obras-primas da Natureza.

Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.