Prazeres / Artes

A obra de arte mais cara de sempre é também um grito social

“Da Vinci of Debt” chama à atenção para a dívida de 45 milhões de dólares dos estudantes universitários norte-americanos.

Da Vinci of Debt
Da Vinci of Debt Foto: Natual Light
28 de janeiro de 2021 | Must

Imagine 2.600 diplomas universitários a esvoaçar em espiral numa estrutura em cascata ajustada a partir de um soberbo teto. Estamos na Grand Central Station, em Nova Iorque e cada um destes exemplares vale 148 mil euros, o custo médio do ensino universitário nos EUA. Juntos perfazem uma obra de aproximadamente 387 milhões de euros. É só a mais valiosa de que há memória.

A obra "Da Vinci of Debt" pertence à Natural Light, uma das marcas de cerveja light mais vendida nos EUA, que deu a conhecer a peça. Ao momento, esta conseguiu mesmo superar a pintura mais cara já vendida, o quadro "Salvator Mundi" de 600 anos, de Leonardo Da Vinci.

Mas há aqui um propósito bem maior e mais social. É que esta obra quer chamar à atenção para a questão da dívida estudantil nos EUA, um problema que não é de agora, e que continua a afetar a maioria dos jovens – e são milhões – que quer ingressar no ensino superior e são obrigados a fzer empréstimos astronómicos.

Daniel Blake, o vice-presidente de marketing da Natural Light, encontrou aqui um paralelismo inusitado "o custo do mundo da arte é uma ótima analogia para o alto custo de frequentar uma faculdade em quatro anos", até porque esta dívida "é uma das questões mais importantes e, infelizmente, uma das mais incapacitantes para os americanos de hoje".

Da Vinci of Debt
Da Vinci of Debt Foto: Natural Light

A ideia primordial da Natural Light é que os alunos não sintam que a passagem pela faculdade é ofuscada pela questão monetária, para que possam usufruir da experiência o mais plenamente possível. Joe Biden o recém-eleito presidente dos EUA já afirmou que a educação é um dos seus focos, até mesmo porque a sua mulher, professora de inglês, conhece bem os meandros da área. Resta saber de que forma pretende fazê-lo e se a dívida estudantil está em agenda.

A obra de arte esteve em exposição de 14 a 16 de janeiro na Grand Central Station em Nova Iorque. No entanto, para quem não teve a oportunidade de a visitar, é possível interagir digitalmente através da experiencia online proporcionada pela Natural Light no seu site ou através da lente AR no Snapchat.

Da Vinci of Debt
Da Vinci of Debt Foto: Natural Light
Saiba mais arte, exposição, Da Vinci of Debt, Grand Central Station, Nova Iorque, Natural Light, dinheiro, problema social, dívida estudantil, EUA, Joe Biden
Relacionadas

Os magnatas da Arte

Por detrás de um grande artista há, quase sempre, um grande mecenas. E, felizmente, os “Donos Disto Tudo” na Arte, desde Rockefeller a Gulbenkian, optaram por deixar um legado que todos podem admirar.

Como investir em arte sem sair de casa

Está desejoso de melhorar a imagem de fundo que mostra no Zoom ou apenas quer ver coisas bonitas? Mais tempo em casa significou um aumento das compras online de arte – mas, por onde começar? Phoebe McDowell apresenta-lhe um guia de conhecedora.

Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.