Lugares

O novo aeroporto de Pequim é uma estrela-do-mar

Desenhado pelo gabinete de arquitetura de Zaha Hadid, o novo Aeroporto Internacional de Daxing em Pequim, China, é mais rápido e mais ecológico.

Foto: Hufton + Crow
18 de outubro de 2019 | Vitória Amaral

Depois de cinco anos de construção, o maior aeroporto de estrutura única do mundo entrou em funcionamento. A Zaha Hadid Architects inspirou-se nos princípios da arquitetura tradicional chinesa para pensar o projeto construído à volta do átrio principal e que conta com uma série de formas fluidas que apoiam o telhado e iluminam o espaço.

O novo aeroporto de Pequim
O novo aeroporto de Pequim Foto: Hufton + Crow

O aeroporto foi desenvolvido com o principal objetivo de criar o maior terminal de transportes da região, dada a procura cada vez maior de viagens internacionais.

O novo aeroporto de Pequim
O novo aeroporto de Pequim Foto: Hufton + Crow

De acordo com o atelier, "o design radial compacto do terminal permite o máximo de aeronaves estacionadas diretamente no terminal com o mínimo de distâncias do centro do edifício, dando uma conveniência excecional aos passageiros e mais flexibilidade nas operações. Esta configuração garante que a porta mais longínqua seja acessível a pé em menos de 8 minutos", dispensando-se assim a necessidade de meios de transporte dentro do terminal.

O novo aeroporto de Pequim
O novo aeroporto de Pequim Foto: Hufton + Crow

Esta estrutura de topo é alimentada por painéis solares e tem um sistema central de aquecimento e colheita de água da chuva. Com seis "braços" em diferentes direções, o aeroporto implementa uma permeação e purificação natural de até 2,8 milhões de metros cúbicos de água em novas áreas húmidas, lagos e canais.

O novo aeroporto de Pequim
O novo aeroporto de Pequim Foto: Hufton + Crow
Saiba mais zaha hadid, aeroporto de pequim, daxing, estrela do mar, arquitetura moderna
Relacionadas

Os lugares de classe executiva estão cada vez melhores

Não importa para onde vá, a classe "executiva" nunca foi tão boa. Um número crescente de companhias aéreas investiu em mais e melhores assentos da classe executiva - ou, em muitos casos, suítes. As mudanças foram feitas há anos, mas, para a sorte dos passageiros, estão a chegar ao mercado à medida que os voos mais longos se tornam mais comuns.

Os refúgios de Mr. Coppola

Além de realizador de cinema consagrado, Francis Ford Coppola é também um mestre na arte de bem receber. Tem um conjunto de cinco hotéis e resorts em cenários exóticos e paradisíacos onde cada visitante pode escrever a sua própria história.

Mais Lidas
Lugares E depois do adeus?

O Bica do Sapato fechou e, com o desaparecer desta instituição, assinala-se oficialmente o fim de uma era. A MUST relembra os tempos do antigo Pap’açorda, do Frágil do Bairro Alto e da época em que a vida era uma festa constante. Long live the eighties.

Lugares Por dentro do melhor hotel do mundo

Símbolo máximo do luxo das arábias, o La Mamounia, em Marraquexe, mantém o charme e a grandeza de sempre, como se Winston Churchill ainda por aqui andasse. O próximo passo? Mais uma ampliação.

Lugares Os melhores destinos de férias para 2020

Resort ou safari? Praia idílica ou montanha aventureira? É sempre um desafio escolher o próximo destino de férias. É por isso que adoramos listas de destinos, como a última selecção “top 10” da revista de viagens Condé Nast Traveller.

Lugares As 7 pistas de esqui mais loucas do mundo!

São as mais íngremes, alucinantes, aterradoras (e, por vezes, fatais) “rampas de lançamento” para os esquiadores mais temerários. E bem piores do que qualquer rebuscada “montanha-russa” para os inexperientes.