Estilo / Relógios e Jóias

Estes são os relógios mais emblemáticos do cinema

Mais do que indispensáveis para saber o tempo, no universo da Sétima Arte os relógios de pulso são fiéis aliados em missões secretas, em qualquer viagem no tempo ou simplesmente para combater o mal.

Há muito que o ator Daniel Craig e a sua personagem nos filmes 007 se encontra ligado à Omega
Há muito que o ator Daniel Craig e a sua personagem nos filmes 007 se encontra ligado à Omega Foto: Omega
02 de abril de 2021 | Vitória Amaral

1. Seiko 6105 - Apocalypse Now (1979)

Este relógio de mergulho tornou-se no modelo de referência da Seiko na sua categoria, escolhido para este filme em parte por razões históricas. Durante a Guerra do Vietname (que durou de 1955 a 1975), este modelo tornou-se bastante popular entre os militares norte-americanos pelo sua durabilidade. Embora seja difícil encontrar este relógio em particular, a Seiko lançou recentemente um modelo inspirado no mesmo, o Seiko SRP777K1. A atenção do realizador Francis Ford Coppola em incluir esta peça é um exemplo da importância dos detalhes que tornam um filme icónico, como é o caso de Apocalypse Now.

Seiko 6105 - Apocalypse Now
Seiko 6105 - Apocalypse Now Foto: Getty/Amazon

2. Rolex Datejust - Psicopata Americano (2000)

Neste que é um dos filmes que lançou a carreira de Christian Bale, a história perturbadoramente mordaz do yuppie Patrick Bateman, baseada no romance de Bret Easton Ellis, estilo é coisa que não falta. E este relógio é prova disso. No entanto, a Rolex apenas concordou que o elegante Datejust aparecesse nas cenas em que Bateman não é violento. Uma missão complicada, mas possível.

Rolex Datejust - Psicopata Americano
Rolex Datejust - Psicopata Americano Foto: Getty/Rolex

3. Casio CA53W Twincept Databank - Regresso ao Futuro (1985)

Outro relógio adorado pelos fãs de peças retro é o Casio CA53W Twincept Databank. Este modelo digital com calculadora alcançou o estrelato no célebre filme dos anos 80, usado pelo protagonista Marty Mcfly nas suas viagens no tempo. Curiosamente, este é um dos poucos relógios icónicos do cinema que podem ser encontrados novos em folha e a um preço acessível. Boas notícias para os amantes da década de 1980 ou apenas da trilogia.

Casio CA53W Twincept Databank - Regresso ao Futuro
Casio CA53W Twincept Databank - Regresso ao Futuro Foto: G-Central/ Casio

4. Heuer Monaco Chronograph - As 24 Horas de Le Mans (1971)

Muito antes de a TAG ter adquirido a parte maioritária da empresa Heuer, transformando-se em Tag Heuer, já esta era pioneira no fabrico de relógios. A marca suíça criou um dos primeiros cronógrafo automáticos, usado por Steve McQueen no filme As 24 Horas de Le Mans. Com um design tão singular e moderno, muitos acreditam que este Monaco estava destinado à tornar-se um ícone mesmo que não tivesse sido usado por um dos melhores atores de todos os tempos. Hoje, a TAG Heuer tem uma coleção inspirada neste modelo.

Heuer Monaco Chronograph - As 24 Horas de Le Mans
Heuer Monaco Chronograph - As 24 Horas de Le Mans Foto: Getty/TAG Heuer

5. Jaeger-LeCoultre Master Ultra Thin Perpetual - Doutor Estranho (2016)

A Marvel tornou-se fã da Jaeger-LeCoultre no filme Doutor Estranho, curiosamente protagonizado por uma personagem com a capacidade de controlar o tempo. Este modelo, com indicador das fases da lua, ainda é produzido em vários estilos e aparece não só no filme, como também foi promovido com o mesmo, um acessório digno da personagem que o usou.

Jaeger-LeCoultre Master Ultra Thin Perpetual - Doutor Estranho
Jaeger-LeCoultre Master Ultra Thin Perpetual - Doutor Estranho Foto: Marvel/Jaeger-LeCoultre

6. Omega Seamaster Planet Ocean 600M - Skyfall

Apesar de 007 sempre ter aparecido no grande ecrã com um Rolex, em Skyfall, o James Bond de Daniel Craig rendeu-se a um Omega. Esta troca teve tanta importância para os realizadores que foi mencionada em Casino Royale, numa conversa entre 007 e a bond girl Vesper Lynd. Desde então, Craig/Bond usa sempre  modelos da marca, com destaque para o Seamaster, clássico que dificilmente passa despercebido.

Omega Seamaster Planet Ocean 600M - Skyfall
Omega Seamaster Planet Ocean 600M - Skyfall Foto: Getty/Omega

7. Submersible Goldtech 42mm (PAM1164) e Submersible Carbotech 47mm (PAM1616) - Five Eyes

Jason Statham usará dois modelos da casa italiana Panerai no novo thriller de ação Five Eyes, realizado por Guy Ritchie. Embora ainda se encontre numa fase preliminar, já sabemos que Statham representará um agente do MI6 recrutado por uma aliança de inteligência global chamada Five Eyes (Cinco Olhos) para evitar uma crise mundial. A Panerai, conhecida por conjugar na perfeição o design italiano com o conhecimento de relojoaria suíço, ofereceu a Statham os modelos Submersible Goldtech 42mm e Submersible Carbotech 47mm para esta nova aventura cinematográfica.

Submersible Goldtech 42mm (PAM1164) e Submersible Carbotech 47mm (PAM1616) - Five Eyes
Submersible Goldtech 42mm (PAM1164) e Submersible Carbotech 47mm (PAM1616) - Five Eyes Foto: Panerai

 

Saiba mais relógios, relógios de pulso, tempo, cinema, sétima arte, filmes, atores, icónico, intemporal
Relacionadas

O melhor (novo) relógio de mergulho

Um calibre feito ‘in house’ completamente novo, um preço ultracompetitivo e um mostrador hipnótico são argumentos de peso a favor do novo Oris Aquis Date Calibre 400.

Watches and Wonders 2021: o que de melhor se faz no mundo

Este ano quase todas as grandes marcas de relojoaria mundial reuniram-se num mega evento digital para apresentar as suas novidades. E houve muitas, provavelmente mais do que em anos anteriores, a acreditar numa rápida retoma da economia mundial. A Must assistiu a tudo e estas são as nossas escolhas.

Rolex e BBC assinam documentário sobre os oceanos

'Perpetual Planet: Heróis dos Oceanos' põe a descoberto a fragilidade dos nossos oceanos, mas também elenca os esforços que estão a ser feitos para a conservação dos ecossistemas marítimos em perigo.

Mais Lidas