Estilo / Moda

Thom Browne, o designer que encolheu o fato

LeBron James e Lionel Messi são apenas alguns dos fãs.

Foto: Instagram @thombrowneny
07 de setembro de 2019 | Aline Fernandez

Foi em 2001que o designer Thom Browne se estreou no mundo da moda com o seu fato masculino encolhido alguns centímetros antes do fim das calças. As reações não foram promissoras. "A receção inicial que tive foi: 'O que está a fazer?'", lembrou Browne à GQ norte-americana deste mês. Escusado será dizer que se enganaram a respeito do seu trabalho.

A alfaiataria de Thom tornou-se referência, tendo recebido três vezes o prémio do CFDA, Council of Fashion Designers of America, na categoria Moda Masculina (em 2016, 2013 e 2006). As alterações de modelagem e proporção dos fatos tornaram-se a sua marca registada, que conquistou um dos maiores atletas do mundo. LeBron James encomenda habitualmente os seus fatos, e com eles é visto constantemente a chegar aos jogos de basquetebol dos Los Angeles Lakers da NBA.

LeBron James encomenda habitualmente os fatos Thom Browne
LeBron James encomenda habitualmente os fatos Thom Browne Foto: Instagram @thombrowneny
Dwyane Wade chamou a atenção na Semana de Moda de Paris em Thom Browne ao lado da mulher Gabrielle Union
Dwyane Wade chamou a atenção na Semana de Moda de Paris em Thom Browne ao lado da mulher Gabrielle Union Foto: Melodie Jeng/Getty Images

O ex-companheiro de profissão de James Dwyane Wade chamou a atenção durante os desfiles para a primavera-verão 2018 da Semana de Moda de Paris em Thom Browne, carregando uma das carteiras da marca em forma de cão. No ano passado, toda a equipa de basquetebol do Cleveland Cavaliers usou seus fatos para os playoffs.

A carregar o vídeo ...
A marca firmou uma parceria com o clube de futebol FC Barcelona para a temporada de 2018-2019
A marca firmou uma parceria com o clube de futebol FC Barcelona para a temporada de 2018-2019 Foto: Iris Humm | Thom Browne

Lionel Messi e o clube de futebol FC Barcelona também apareceram com o fato encolhido fora de campo, numa parceria com a marca para a temporada de 2018-2019.

A carregar o vídeo ...

Este ano, na Met Gala 2019, o também jogador de basquetebol Odell Beckham Jr. escolheu um smoking sem mangas e saia plissada de Browne.

Odell Beckham Jr. para a Met Gala 2019
Odell Beckham Jr. para a Met Gala 2019 Foto: Instagram @thombrowneny
A carregar o vídeo ...

O designer conquistou as celebridades e a indústria, já que, em agosto de 2018, a Ermenegildo Zegna anunciou a compra de 85% da marca Thom Browne, que se manteve a funcionar de maneira independente.

Saiba mais Thom Browne, fato, alfaiataria, CFDA, LeBron James, Lionel Messi, Dwyane Wade, Odell Beckham Jr., Ermenegildo Zegna
Mais Lidas
Moda Mais que uma caneta, um legado

Montblanc dedica a coleção de Great Characters deste ano ao lendário boxista Muhammad Ali. A edição conta com três instrumentos de escrita, todas personalizadas para representar a vida do atleta.