Estilo / Moda

Hospital da Roupa de Dino Alves transforma peças que já não usa

Vinte anos depois, a iniciativa ecológica lançada pelo designer português está de volta . E agora, com mais propósito do que nunca.

Dino Aves outono-inverno 2020/2021
Dino Aves outono-inverno 2020/2021 Foto: Gonçalo Silva/ModaLisboa
26 de janeiro de 2021 | Must

E se pudesse levar as suas roupas preferidas, mas já desgastadas pela passagem do tempo, a um Hospital preparado para a ocasião, neste caso o atelier de Dino Alves, e sair de lá com uma peça nova e de autor? É essa a premissa do Hospital da Roupa – S.O.S. desenvolvido em 2001 e agora relançado pelo designer português. O ressuscitar de peças passadas, em desuso ou obsoletas é o propósito maior desta iniciativa, que no momento se coaduna totalmente com a consciência social e eco-friendly que o planeta nos pede – aliás, implora. A sustentabilidade está na agenda, portanto.

Projecto Hospital da Roupa – S.O.S.
Projecto Hospital da Roupa – S.O.S.

"Oferecer aos clientes os serviços do atelier de um criador, com a sua linguagem estética e com o ADN da sua marca, transformando peças antigas em peças de autor" é a ideia base que motivou Dino Alves, como se pode ler no Facebook da marca, num post de 18 de janeiro. 

O atelier não garante é que a peça de roupa saia com a mesma função com que entrou. Umas calças podem passar a ser um top, já que a makeover é total. Sem esquecer pormenores maiores, à etiqueta inicial junta-se a do designer: SOS Dino Alves.

O processo é simples: basta ligar ou enviar um email para o atelier (info@dinoalves.eu), para marcar do "internamento" e preenchimento da ficha de inscrição. Algum tempo depois será informado da conta do Hospital e se aceitar o valor, a equipa do criador começa com os "procedimentos cirúrgicos", que é como quem diz, a renovação. A "alta hospitalar" é dada posteriormente, seguindo-se o levantamento da peça de roupa e o pagamento correspondente.

Saiba mais moda, Dino Alves, designer português, iniciativa, Hospital da Roupa, SOS, 2001, 2021, sustentabilidade, reciclagem, upcycling,
Relacionadas

Esta é a primavera idealizada por Diogo Miranda

O designer apresentou a coleção primavera 2021 Menswear Essential, com peças pensadas para um dia a dia descomplicado em casa, mas também para enfrentar o frenesim da rua. Uma nota de leveza, sentido prático e aconchego, sem esquecer a qualidade a que já nos habituou.

Os homens mais elegantes dos Globos de Ouro

Em 2021, a passadeira vermelha da 78ª edição dos Globos de Ouro foi virtual, o que não impediu que as estrelas de Hollywood se vestissem a rigor para a ocasião. Estas celebridades masculinas esmeraram-se, e por isso, constam do nosso top 10.

Mais Lidas
Moda Joelhos à mostra. Calções para todos os gostos

Os calções são uma das peças essenciais desta estação. Camaleónicos, são para ser usados em todo o tipo de momentos, formais quando conjugados com blazers, ou mais descontraídos e coordenados apenas com uma t-shirt.

Moda Mais que uma caneta, um legado

Montblanc dedica a coleção de Great Characters deste ano ao lendário boxista Muhammad Ali. A edição conta com três instrumentos de escrita, todas personalizadas para representar a vida do atleta.