Estilo

Pedalar para perder peso: como, quanto e a que velocidade?

Mais do que a distância percorrida, é a velocidade e a duração da atividade que importam, realmente. Quanto maior o seu peso, mais calorias estará a queimar. A alimentação dita o resto.

Os Beatles nas suas bicicletas, durante a rodagem de um filme nas Bahamas
Os Beatles nas suas bicicletas, durante a rodagem de um filme nas Bahamas Foto: Getty Images
01 de abril de 2021 | Must

Praticar atividade física está ao alcance de todos. Mas fazê-lo com regularidade, já é outra conversa. Se o seu objetivo primordial for a perda de peso, saiba de antemão que a persistência é a palavra de ordem.

E nada melhor para se comprometer à prática regular de exercício físico do que eleger uma atividade que o faça feliz. Se andar de bicicleta lhe dá todo o prazer de que precisa, não há melhor incentivo. Se não é grande fã, leia este artigo à mesma, pode ser que se entusiasme.

Alia-se então uma atividade física prazerosa a uma alimentação equilibrada, tudo para no final queimar mais colorias do que as que ingere. O que o corpo faz pelo meio é encontrar a gordura armazenada e usá-la como combustível. Veja como.

A sua melhor amiga

Aqui não há fórmulas perfeitas. Não existe um número efetivo de quilómetros percorridos para conseguir o seu peso ideal – o que quer que isso signifique para cada pessoa. Mas há algumas guidelines.

São vários os fatores que influenciam quantas calorias vai perder na bicicleta: em princípio ter um corpo mais pesado aumenta a queima destas. Logo estará a combater o excesso de peso.

Mas não ficamos por aqui: a velocidade e a duração são mais importantes que a distância. Ou seja, quanto mais rápido pedalar e durante mais tempo, melhor, independentemente de até onde se vai.

Fazer contas nunca foi tão divertido

Neste artigo da Havard Health Publishing, por exemplo, é possível saber quantas calorias são queimadas em 30 minutos, para pessoas com diferentes pesos e de acordo com vários tipos de atividade física. No caso da bicicleta, será qualquer coisa assim:

Para quem pesa aproximadamente 70kg e à velocidade de 19 a 22 km/h, correspondem-se 596 calorias/hora perdidas. Já para quem tem cerca de 84kg, a quantidade de calorias queimadas aumenta. Se pedalar a uma velocidade de 19 a 22 km/h perde 710 calorias/hora.

Em casa, poderá fazer um cálculo deste tipo rapidamente, com acesso a uma calculadora de calorias online, desde que de uma fonte fidedigna.

Atualmente é também possível monitorizar tanto a velocidade, como a duração da atividade ou a quantidade de calorias perdidas com ajuda não só dos smart watches como das bandas inteligentes, e isto para várias modalidades físicas.

Começar, manter, superar

Os números anteriores são meramente para se guiar, até porque a ideia, se é um novato na bicileta, é que comece a pedalar gradualmente, para que ao fim de algum tempo consiga ver progressos.

Para facilitar, pode dividir os treinos em blocos e distribui-los ao longo do dia. Dez minutos de cada vez serão suficientes para começar. E não menospreze a importância da roupa e equipamentos adequados ­– são essenciais.

Por sua vez, quando quiser aumentar o nível de dificuldade, ou seja, a intensidade dos treinos, pode sempre subir colinas, aumentar o ritmo da pedalada ou intervalar sprints adicionais à sua rotina física. O essencial – como em tudo alias – é não desistir pelo caminho.

Bicicletas há muitas

As estimativas que aqui fizemos foram para bicicletas de outdoor. Mas as bicicletas de montanha e as BMX também "queimam" calorias a uma velocidade recorde. Logo nesta fase de estado de emergência, estas podem ser um bom escape mental para apanhar ar a pedalar.

Se não é muito de passeios pela natureza, ou até é mais ainda não encontrou a sua rotina, as bicicletas de ginásio, enquanto máquinas de cardio são das mais temidas no gym– e bastante populares para o uso em casa. E por isso mesmo uma excelente opção. Podem levar a que queime entre 800 a 900 calorias/hora, claro, dependendo do seu peso.

As bicicletas dentro de água, na modalidade hidrobike, são outra vertente. E não se deixe enganar se só vir pessoas de terceira idade na aula, é mais difícil do que parece. Esqueça ainda as artimanhas das bicicletas com assistência elétrica, estará a enganar-se a si mesmo.

Post-it para não esquecer

Andar de bicicleta, o chamado biking – não confundir com ciclismo, a modalidade desportiva para quem é federado – permite-lhe não só ter uma atitude ecológica para com o planeta, como pode ser praticada entre família e amigos. É, inclusivamente, uma excelente forma de conhecer lugares e pessoas novas. Há quanto tempo não se perde por um caminho desconhecido?

Ora, os benefícios de uma prática regular de exercício físico, incluindo o andar de bicicleta, são inúmeros e vão ajudá-lo tanto física como mentalmente. Relembrando uns quantos: diminuição do risco de doenças cardíacas, fortalecimento do sistema imunológico, melhoria da cognição, humor e aumento da qualidade de vida. A lista poderia continuar.

Por último, lembre-se que de nada serve ser rigoroso nos treinos de bicicleta com o objetivo de emagrecer, se estiver sempre a entrar na cozinha para pecar. Sabe do que falamos. Se o seu objetivo continua a ser perder peso, então deve guiar-se por uma alimentação equilibrada. Deve, por isso, dar primazia às frutas e vegetais, evitar bebidas alcoólicas ou refrigerantes, preferir alimentos cozidos e grelhados a fritos ­– e muito mais. Mas vá, comece por aqui e já vai muito bem.

Saiba mais bicicleta, atividade física, biking, treino, perder peso, calorias, alimentação equilibrada, smart watch
Relacionadas

De uma semana a um ano, o que acontece ao seu corpo quando deixa de treinar

Começou com uma semana que depressa se tornou num mês e, quando deu por si, já não treinava há um ano. Pensava mesmo que o seu corpo não ia dar conta? Um especialista explica o que acontece física e mentalmente quando deixamos de nos exercitar regularmente. E avança com soluções para voltar à boa forma.

Esta bicicleta tem carimbo de luxo

A Louis Vuitton aliou-se à Maison Tamboite para criar a bicicleta LV, disponível por mais de 22 mil euros. É caso para se pensar que pedalar nunca teve tanto estilo.

Mais Lidas
Estilo O que acontece ao corpo quando deixamos de beber álcool

A abstenção de bebidas alcóolicas não é sentida da mesma maneira por toda a gente, pois irá depender do consumo regular de cada indivíduo. Mas para quem bebeu mais do que devia nos últimos tempos, saiba que o Dry January tem de facto efeitos muito positivos no organismo, da regeneração do fígado à capacidade de concentração.