Estilo

Os hábitos de sono dos líderes mundiais (acordar às 4h30 faz parte da lista)

O que têm em comum Winston Churchill, Barack Obama e Tom Ford? Para além de liderarem governos e empresas, todos dormiam pouquíssimo. Será que as escassas horas de sono estão ligadas ao sucesso?

Foto: Getty Images
15 de agosto de 2021 | Rita Silva Avelar
Dizem-nos que para sermos saudáveis e funcionais, precisamos de garantir pelo menos sete horas de sono por noite. No entanto, muitos dos líderes mundiais, presidentes, e diretores executivos milionários afirmam que sobrevivem fazendo precisamente o contrário e alguns atribuem o seu sucesso profissional a este hábito. Na era da rapidez e do consumismo, o sono é frequentemente visto como tempo perdido, somos encorajados a viver a vida ao máximo e, logo, a dormir pouco. No entanto, em contraste, vivemos num mundo onde a saúde e a aptidão física são da maior importância. Quem tem, afinal, razão? Estará o sucesso ligado a uma noite de sono curta?

Veja-se o exemplo de Winston Churchill, que durante os anos de guerra, dormia quatro a cinco horas por noite. Mas tinha uma regra de ouro: dormia uma sesta de 90 minutos, todos os dias.
Winston Churchill
Winston Churchill Foto: Getty Images


Parte da reputação de Margaret Tatcher, outra líder de um governo britânico, relacionava-se com a capacidade de trabalhar longas horas seguidas noite fora. Acreditava-se que conseguia aguentar com apenas quatro horas de sono por noite, e que obrigava os seus funcionários a permanecer acordados até às duas ou três da manhã e depois a levantar-se às cinco da manhã para continuar a trabalhar.

Durante a presidência, Barack Obama dormia seis horas de sono ou menos por noite. Os funcionários da Casa Branca diziam que tinham de pensar bem sobre que tipo problema era suficientemente importante para perturbar as escassas horas de sono de Obama.

De acordo com o Businness Insider, também o designer Tom Ford dorme pouquíssimo: apenas três horas por noite, o que diz ser o segredo da sua energia. Já Bob Iger, CEO da Disney, diz que acorda às 4h30 da manhã para fazer exercício e trabalhar sem distrações. Numa entrevista ao The New York Times disse: "Não falem comigo às sete ou oito da noite. Sou um pouco difícil de lidar" avisa, possívelmente referindo-se ao mar humor ou ao cansaço que tão poucas horas de sono originam.
Tom Ford
Tom Ford Foto: Getty Images


Mas há excepções, - claro. Sabia que Mark Zuckerberg acorda todos os dias às 8h da manhã, e dorme em média sete horas por noite? Como um comum mortal. Bill Gates também faz parte deste grupo e enfatiza a importância de um sono de sete horas para manter os níveis de criatividade altos.
Saiba mais Barack Obama, Winston Churchill, Tom Ford, Líderes, Sono, Horas de Sono, Sucesso, Margaret Tatcher
Relacionadas

Ir ao barbeiro por uma boa causa

Este novembro vamos deixar crescer um bigode como forma de alertar para os principais problemas da saúde masculina. A Barber Company tem tudo preparado para nos dar uma ajuda.

Mais Lidas
Homem do mês O estilo de Héctor Bellerín

O jogador do Arsenal é ativista, empresário e presença regular em galerias de arte e desfiles de moda. Vegan desde 2017, prometeu plantar três mil árvores na Amazónia por cada vitória,