Estilo

Kanye West e Gap têm ambições de muitos milhões para nova marca

O acordo de Kanye West com duas das maiores empresas de vestuário do mundo está a valer a pena para o músico que se tornou empresário depois de anos repletos de dívidas.

Kanye West na festa da Vanity Fair após os Óscares, 2020
Kanye West na festa da Vanity Fair após os Óscares, 2020 Foto: Getty Images
19 de março de 2021 | Bloomberg

A Yeezy, o negócio de ténis e roupas de West em parceria com a Adidas e a Gap, foi avaliada entre 3,2 a 4,7 mil milhões de dólares pelo UBS, segundo um documento confidencial visto pela Bloomberg. O valor da nova parceria com a Gap, que chegará às lojas em meados do ano, pode chegar a 970 mil milhões de dólares desse total, estimou o banco.

O documento do UBS revela as ambições de uma aliança que espera imitar o sucesso da parceria com a Adidas. West, que detém a propriedade exclusiva e o controlo criativo da marca Yeezy, assinou um contrato de 10 anos para projetar e vender roupas para homens, mulheres e crianças sob a marca Yeezy Gap. O acordo exclui calçados; a parceria de Yeezy com a Adidas está em vigor até 2026.

Ténis  Yeezy Adidas
Ténis Yeezy Adidas Foto: Getty Images

Representantes da Adidas, Gap e Yeezy não quiseram comentar sobre os acordos comerciais. O UBS não quis comentar a análise.

Executivos da Gap depositaram muita confiança em West para ajudar a atrair consumidores mais jovens. A retalhista com sede em São Francisco, que também é dona da Old Navy, Banana Republic e Athleta, tem fechado lojas enquanto aposta no comércio eletrónico e roupas esportivas.

"Sem algum tipo de reinvenção, a empresa regressará às dificuldades anteriores, que a levaram a perder compradores, quota de mercado e vendas", disse Neil Saunders, analista da GlobalData Retail, após o recente balanço trimestral da Gap.

Os investidores reconheceram imediatamente a importância de uma colaboração com West: as ações registaram a maior valorização em pelo menos 40 anos quando o negócio foi anunciado em junho.

Março, 2020: Kanye no espetáculo
Março, 2020: Kanye no espetáculo "Yeezy Season 8", na Semana de Moda de Paris Foto: Getty Images

Os novos números sinalizam que a Gap espera que a sua linha Yeezy, que planeia lançar até julho, registe vendas de 150 milhões de dólares no seu primeiro ano completo em 2022, de acordo com o documento. A Gap prevê que a marca terá receitas totais bem acima de mil milhões em oito anos, com o cenário mais otimista de vendas superiores a mil milhões de dólares já em 2023, mostra o documento.

As vendas dos ténis Yeezy pela Adidas permaneceram resilientes durante a pandemia, crescendo 31%, para quase 1,7 mil milhões de dólares em receitas anuais no ano passado e rendendo à Yeezy 191 milhões em royalties, de acordo com o documento.

Saiba mais estilo, moda, atualidade, Kanye West, marca, roupa, ténis Yeezy, contrato, Gap, Adidas, dinheiro, milhões, jovens
Relacionadas
Mais Lidas
Estilo Ande a pé e torne-se mais criativo

Já se sabe de cor a regra dos dez mil passos. Sabe-se que andar a pé acelera o metabolismo, que faz bem ao coração e que ainda aumenta a longevidade. Porém, ninguém se lembra das maravilhas que uma caminhada pode fazer à criatividade — ou à falta dela. Sente-se bloqueado? Leve o seu cérebro a passear.