Estilo

HIT, o treino de alta intensidade que só implica 15 minutos do dia

Entre 15 a 20 minutos é o tempo que dura um treino intervalado de alta intensidade, que pode ser feito a qualquer hora e em qualquer sítio.

Foto: Unsplash
06 de julho de 2021 | Rita Silva Avelar
Nem a pandemia nos impediu de dar como desculpa número um para não fazer desporto a "falta de tempo". Ainda assim, e embora muitas pessoas tenham optado por treinos indoor, a maioria já voltou aos jardins e aos ginásios para fazer o tal treino do dia que é uma fuga ao stress diário para revitalizar mente e corpo. 

Caso seja uma dessas pessoas que leva a vida a correr, sem tempo para treinar, saiba que há treinos para si. "Quando não tem tempo para treinar, ou se tem pouquíssimo tempo, pode fazer um HIIT (High-Intensity Interval Training)" começa por explicar José Afonso, personal trainer. "Em português significa "Treino Intervalado de Alta Intensidade", pode ser realizado em 15 ou 20 minutos, e consiste na realização de vários exercícios de forma quase consecutiva, havendo pouco tempo de descanso entre séries" diz. "A duração de cada série pode variar de 20 segundos a 2 minutos, sendo que o tempo de repouso pode variar de 0 a poucos segundos."
 
Nestes casos, o que devemos priorizar no treino, então? "Para procurar trabalhar vários grupos musculares podemos escolher os agachamentos, os walking lunges ou os jump squats para o desenvolvimento dos membros inferiores, e os push ups e os tricep dips para os membros superiores. Todos estes não necessitam de equipamento e podem ser realizados em casa" esclarece José Afonso.
Este tipo de treino, como é curto, pode ser realizado todos os dias ou 2 a 3 vezes por semana. Veja exemplos de alguns destes exercícios no vídeo abaixo.
A carregar o vídeo ...
Saiba mais Treino, Desporto, Personal Trainer, José Afonso, Saúde, Treinar, Exercício, Correr, Passadeira, Ginásio, HIT, Treinar sem tempo
Relacionadas
Mais Lidas
Estilo Os homens mais sedutores de sempre

Uns contam e somam as mulheres com quem se deitaram. Outros apenas se ficam pelas paixões platónicas que espoletaram nos corações femininos. A lista poderia ser maior, mas nós não somos de exageros…