Estilo

Guia para tonificar o corpo (com alguns atalhos)

Numa altura em que estamos a passar mais tempo em casa, reunimos algumas dicas para tonificar o corpo de forma fácil e sem ter de passar muitas horas no ginásio.

Foto: Unsplash
19 de fevereiro de 2021 | Vitória Amaral

Saber como ganhar massa muscular e conseguir um corpo tonificado que dure é uma das questões mais frequentes para quem pratica exercício físico. Com a paragem temporária dos ginásios imposta pela pandemia, é normal que tenha descurado algumas das suas rotinas anteriores, mas não desista. Encontrámos algumas soluções para que possa alcançar o corpo que deseja de forma mais prática e duradoura: 

Mantenha uma dieta simples e equilibrada

Evite saltar refeições e substitua, por exemplo, os hidratos de carbono ricos em amido (como o pão, massa, batata) por mais fruta, vegetais e cereais integrais, certificando-se de que consome gorduras saudáveis presentes nas sementes, frutos secos ou abacate. Dar este passo ajudá-lo-á a conseguir ter as calorias necessárias para ganhar músculo e perder gordura.

Não descure a proteína

Quando se tenta perder peso rapidamente, o corpo pode também perder massa muscular, o que vai afetar a tonificação. Muitos especialistas recomendam o consumo da proteína leucina (de origem animal), presente nos laticínios ou ovos, para resultados mais consistentes.

Mantenha-se hidratado

Os músculos são compostos por entre 70 a 80% de água, sendo imperativo que se mantenha hidratado de forma a promover a formação de tecido muscular. Tente ter uma garrafa de água sempre por perto e coma fruta rica em água como a melancia ou a laranja.

Treine com intervalos 

Especialmente se prefere fazer cardio, o mais indicado será fazer intervalos entre os exercícios, de modo a perder gordura sem sacrificar os seus músculos. Pode fazer um sprint durante um minuto e correr mais devagar durante outros dois (deve fazer isto durante 30 minutos, três vezes por semana). Também é recomendável fazer pilates, alternando os exercícios para criar este efeito de intervalo. Opte também por exercícios que trabalhem várias partes do corpo, para usar mais músculos de uma vez e evitar a exaustão, tendo mais energia para os treinos. 

Descanse

O stress é conhecido por aumentar a produção do cortisol, a hormona responsável por fazer o seu corpo acumular gordura e diminuir a massa muscular. Certifique-se que dorme as horas necessárias, medite, tente fazer exercícios de respiração, ou alongue depois de um dia de trabalho.  

Experimente um tratamento especializado

A Clínica Isabel Fonseca Dermatologia, em Lisboa, apresentou recentemente o EM Sculpt, um equipamento que combina a definição muscular e a eliminação de gordura localizada através de uma tecnologia eletromagnética focalizada de alta intensidade (HIFEN).O EM Sculpt atua na musculatura abdominal, bíceps, tríceps, gémeos e glúteos.

Na região abdominal, origem de inseguranças entre grande parte da população, esta tecnologia consegue eliminar continuamente o tecido adiposo subcutâneo através de um processo fisiológico (e normal) chamado apoptose, reduzindo assim cerca de 20% da gordura na região. Isto porque a tecnologia HIFEN, extremamente seletiva para o nervo motor ligado ao músculo, consegue produzir 20 mil contrações musculares supramáximas durante os 30 minutos de tratamento, despoletando uma hiperplasia e hipertrofia musculares que aumentam assim a definição muscular em 30%.Os estudos em volta desta tecnologia revelaram efeitos muito positivos na redução de gordura subcutânea abdominal, no aumento da massa muscular, redução da cintura abdominal, deixando hoje 95% dos clientes satisfeitos. Para um efeito completo e eficaz recomendam-se habitualmente 4 a 6 sessões duas vezes por semana, começando a notar resultados ao fim de cerca de 15 dias.

Saiba mais músculos, tonificar, abdominais, exercício, barriga lisa, fitness, nutrição, lifestyle, alimentação
Relacionadas

Ideias para transformar o sexo em exercício físico

Laird Hamilton e Gabrielle Reece, considerados pelo The Times como o casal mais em forma, incluem no seu treino XPT, o famoso programa de fitness que criaram, a prática de sexo de dois em dois dias. Mas o que se descobriu é que praticar o dito sexo, mas na versão rápida, espontânea e de preferência em locais inesperados, faz muito mais efeito.

Como praticar sexo seguro em tempos de pandemia

Quando as restrições decorrentes dos confinamentos forem flexibilizadas, os solteiros desenfreados só terão uma coisa em mente – e essa coisa poderá ser certificarem-se de que deixam as janelas do quarto abertas. Por Adam Kay

Quer ser mais produtivo? Faça estas 11 coisas

Não interessa o que faz ou onde trabalha, todos nós estamos à procura de formas de ser mais produtivos no nosso dia-a-dia, por isso reunimos 11 formas de o fazer (mas esqueça desde já os litros de café e as pilhas de listas).

Mais Lidas
Estilo Os 10 homens com mais estilo da Internet

Numa era em que todos procuram ideias de estilo, saiba quem são os melhores instagramers a seguir de todos os cantos do mundo. A nossa escolha não é feita pelo número de seguidores ou por serem famosos, mas sim porque são os homens mais bem vestidos e com mais estilo.