Estilo / Beleza & Bem-Estar

Como prevenir doenças do cérebro através de exercícios mentais

A pensar na saúde do cérebro dos portugueses, a psicóloga Sandra de Carvalho Martins lançou um livro recheado de exercícios que podem ajudar a estimular o cérebro e até a prevenir o desenvolvimento de demência.

Foto: Unsplash
30 de abril de 2021

Anthony Hopkins vagueia por um apartamento em Londres, confundindo momentos no tempo, apagando memórias, esquecendo objetos. O ator é o protagonista de O Pai, o filme de Florian Zeller sobre um homem com demência que acaba de ser premiado nos Óscares.

A obra chega aos cinemas portugueses dia 6 de maio, numa altura em que a demência é um tópico cada vez mais discutido, também por causa da pandemia.

"As demências agravaram-se com esta pandemia porque tanto tempo sem estimulação acaba por ter um grande impacto nocivo no cérebro", garante Sandra de Carvalho Martins. A psicóloga acaba de lançar o livro Um cérebro à prova de cansaço, da Editorial Planeta, que pretende precisamente promover um cérebro "ativo, focado e feliz". O livro tem um plano de 7 semanas, com diferentes enigmas mentais, progredindo de exercícios mais simples até aos mais complexos. "A ideia é que a pessoa volte a confiar nas suas capacidades, redescubra o seu potencial e se estimule para conseguir sair da melhor forma desta pandemia, diz em entrevista à MUST. 

Um Cérebro à Prova de Cansaço, de Sandra de Carvalho Martins, € 15,90, Editora Planeta
Um Cérebro à Prova de Cansaço, de Sandra de Carvalho Martins, € 15,90, Editora Planeta

Foi ao trabalhar com pessoas portadoras de deficiência, que precisavam de muita estimulação, que a psicóloga de Famalicão percebeu a necessidade de ter "material que fosse muito apelativo para captar a atenção". Assim, começou a inventar o seu próprio material, desafios mentais que a divertiam – e aos amigos – no processo.

"A saúde mental não é só a ausência de doença. A saúde mental é nós sentirmo-nos produtivos, sentirmo-nos bem com as nossas capacidades", defende. Mas depois de um ano de pandemia, estará o nosso cérebro efetivamente "mais cansado"? A profissional de saúde não tem dúvidas: "o stress leva a piores desempenhos. Sabe-se que uma pessoa que está ansiosa, que está stressada, comete muitos mais erros no desempenho das tarefas que tem em mãos. Mas sabemos também que o stress e a ansiedade vividos de forma intensa durante longos períodos são muito nocivos para o cérebro, porque liberta-se demasiado cortisol, o que leva a danos no hipocampo e isso faz com que a pessoa envelheça mais cedo a nível cerebral. Os estudos indicam-nos que pode aumentar até 40% a probabilidade de vir a desenvolver uma demência".

Para a psicóloga, a melhor forma de prevenir a demência é com atividades mentalmente estimulantes. "A demência demora décadas a desenvolver-se no nosso cérebro. Um ano pode ser reversível dependendo da forma como continuamos além deste ano", diz.

O foco deve ser tirar o nosso cérebro da zona de conforto, treinar as nossas capacidades mentais, para salvaguardar o passado, mas também até criar reservas para o futuro. Explica Sandra de Carvalho Martins, "há um conceito que começa agora a ser falado que é o conceito de reserva cognitiva. É aquilo que nós vamos construindo no nosso cérebro e é o que dita a capacidade do cérebro em lidar com os danos neurodegenerativos que tem aquando do envelhecimento. Isto quer dizer que quanto mais eu estimular o meu cérebro maior é a minha reserva cognitiva e, aquando do envelhecimento, se houver algum dano no meu cérebro, eu tenho alternativas que me permitem que aquela função continua a ser executada e que eu não demonstro demência – porque efetivamente o meu cérebro encontra uma alternativa."

Saiba mais saúde. bem-estar, cérebro, exercícios mentais, psicologia, portugueses, pandemia, demência, envelhecimento, futuro
Relacionadas

Como praticar sexo seguro em tempos de pandemia

Quando as restrições decorrentes dos confinamentos forem flexibilizadas, os solteiros desenfreados só terão uma coisa em mente – e essa coisa poderá ser certificarem-se de que deixam as janelas do quarto abertas. Por Adam Kay

Mais Lidas