Prazeres / Drive

Novo Aston Martin é o mais rápido de sempre… a encolher a capota

O roadster Aston Martin Vantage 2021 apresenta um novo recorde mundial de velocidade mas não no que se espera de um desportivo.

A carregar o vídeo ...
14 de fevereiro de 2020 | Bloomberg

O novo máximo de sempre refere-se ao tempo necessário para encolher a capota: 6,7 segundos.

A fabricante refere que o tempo para o descapotável abrir ou fechar a cobertura é metade do que o padrão da indústria, que se cifra em aproximadamente 14 segundos. Por exemplo, o BMW i8 demora 15 segundos, o Porsche 911 leva 12 segundos e mesmo o Ford Mustang é mais lento, demorando sete segundos. E o atual Aston Martin DB11 Volante demora 14 segundos.

O Vantage 2021 deverá figurar num próximo filme de 007
O Vantage 2021 deverá figurar num próximo filme de 007 Foto: Aston Martin

Um porta-voz da empresa refere ainda que a abertura ou fecho da cobertura naquele tempo pode ser feito com o veículo a circular em qualquer velocidade até aos 50 km/hora.

Mas não é apenas na capota que o novo roadster brilha. A capacidade de aceleração dos zero aos 100 km/hora é de 3,7 segundos.

E, muito provavelmente, o Vantage 2021 deverá figurar num próximo filme de 007, sendo a Aston Martin a marca de eleição do agente secreto mais famoso do mundo.

O preço inicial do Vantage roadster nos EUA é de 161 mil dólares (cerca de 149 mil euros), mas com as configurações e opções personalizadas que os clientes normalmente solicitam o seu preço final deverá ser muito superior.

A capacidade de aceleração dos zero aos 100 km/hora é de 3,7 segundos
A capacidade de aceleração dos zero aos 100 km/hora é de 3,7 segundos Foto: Aston Martin

Em janeiro, Lawrence Stroll, milionário canadiano e proprietário da equipa de Fórmula 1 Racing Point F1, que se passará a designar Aston Martin F1 a partir de 2021, ajudou a uma injeção de quase 600 milhões de euros na Aston Martin, dos quais 216 milhões provêm da aquisição por Stroll de uma participação de 16% no capital da fabricante. Stroll vai assumir a presidência executiva da Aston Martin.

Saiba mais Aston Martin, Racing Point F1, Lawrence Stroll, Vantage roadster, desportos motorizados
Relacionadas
Mais Lidas
Drive Já viu por aí este carro, o Lynk & Co 01?

Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...

Drive 7 museus para viver a paixão pelos automóveis

A velocidade e a competição não são os únicos combustíveis dos aficionados por automóveis. Selecionamos sete museus onde se contam histórias, se celebram marcas, se contempla uma indústria em constante movimento e se aprecia a arte do design. Uma viagem com paragens obrigatórias em França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e, claro, no Caramulo, em Portugal.