Prazeres / Drive

Chegou a primeira Harley eléctrica

Chama-se LifeWire e será a primeira moto eléctrica da história.

Harley eléctrica chega em setembro mas já é possível encomendar o modelo em Portugal desde abril
Harley eléctrica chega em setembro mas já é possível encomendar o modelo em Portugal desde abril
26 de julho de 2019 | Miguel Dias

Se nos dissessem há uns anos que a Harley-Davidson se ia render à electrificação, provavelmente não íamos acreditar. Nem nós nem os responsáveis da marca com sede em Milwaukee, EUA. Mas as necessidades do presente e os desafios do futuro a isso obrigaram e a gigante norte-americana acaba de apresentar a sua primeira moto eléctrica da história.

Denominada LifeWire, esta Harley é, muito provavelmente, uma das motos mais bonitas que a empresa alguma vez fez, mas será que tem o que é preciso para vingar no mercado? À primeira vista diríamos que sim, ainda que este exercício tenha que ser feito a uma escala consideravelmente inferior à que a Harley está habituada.

A LifeWire possui um motor eléctrico que produz uma potência equivalente a 106 cv
A LifeWire possui um motor eléctrico que produz uma potência equivalente a 106 cv

A LifeWire chegará às estradas de todo o mundo com ‘performances’ dignas de registo. A aceleração dos 0 aos 96 km/h, por exemplo, será cumprida em apenas 3 segundos! A ‘culpa’ é do motor eléctrico que produz uma potência equivalente a 106 cv e que é alimentado por uma bateria de iões de lítio com 15,5 kWh de capacidade.

A Harley promete uma autonomia de 235 quilómetros e garante que será possível carregar a totalidade da bateria em apenas uma hora, desde que use um carregador rápido. A tomada de carga, do tipo CCS Combo, está colocada naquilo que costuma ser o depósito de combustível.

O modelo promete uma autonomia de 235 quilómetros e será possível carregar a totalidade da bateria em apenas uma hora
O modelo promete uma autonomia de 235 quilómetros e será possível carregar a totalidade da bateria em apenas uma hora

Muito mais focada no ‘lifestyle’ do que os modelos habituais da marca, esta LifeWire não está ao alcance de todos, afinal tem um preço que começa nos 34.500 euros, valor que representa mais do triplo do que custa a Harley Sportster, uma das variantes mais populares da fabricante do país do "Tio Sam".

Em Portugal já é possível encomendar este modelo desde abril, mas as primeiras unidades só vão chegar ao mercado no próximo mês de Setembro.

Saiba mais LifeWire, Harley Sportster, Harley-Davidson, Milwaukee, EUA, Motor, Motos, Velocidade
Relacionadas

Motores que valem a pena

Dos tradicionais motores a combustão aos veículos 100 por cento elétricos, passando pelos híbridos de ligar à tomada (a Ferrari foi a última a aderir). O importante é a intensidade dos arranques e a experiência.

Sempre em forma!

Grandes, luxuosos, futuristas e preparados para tudo o que é terreno. O Salão de Genebra mostrou alguns dos jipes e SUV mais entusiasmantes dos últimos tempos. Estes são protótipos de deixar “água na boca” dos mais aventureiros.

Mais Lidas
Drive Já viu por aí este carro, o Lynk & Co 01?

Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...