Prazeres / Drive

O novo Ferrari Roma é uma obra-prima

Atribuíram-lhe o nome de Ferrari Roma e é o automóvel perfeito para quem gosta de obras-primas. O novo modelo alia os traços clássicos icónicos com os do exclusivo 250 GTO e a modernidade e a potência dos desportivos da atualidade. Uma delícia de arte e engenho italiano.

A carregar o vídeo ...
08 de janeiro de 2020 | Pedro Serra

O mundo mudou muito nos mais de 100 anos em que a era do automóvel começou a transformar a forma como os seres humanos se deslocam. Mas mais do que uma mera fabricante de veículos que nos transportam do ponto A ao ponto B, a Ferrari é, desde a sua fundação, um símbolo de estilo, de arte, de elegância e, claro, de competição. A celebrar os 90 anos de ‘vida’, a marca fundada na cidade italiana de Maranello em 1929, por Enzo Ferrari, surpreendeu tudo e todos, no final de 2019, com o lançamento de um modelo que homenageia a capital do antigo Império Romano, o novo Ferrari Roma. Embora também dê ares de Aston Martin, o Roma é inspirado num dos modelos da Scuderia Ferrari mais reverenciados a nível mundial. Referimo-nos ao 250 GTO, um coupé de elegância extrema dos anos de 1960. Não é só de uma beleza rara, como é um exclusivo por terem sido feitas apenas 39 unidades. O modelo é de tal forma desejado que um deles foi vendido por um valor recorde no ano passado. O colecionador e CEO da empresa WeatherTech, que vende acessórios para carros, pagou 63 milhões de euros pelo 250 GTO num leilão.

Além de apaixonar pela estética, promete uma performance e um controlo sem paralelo
Além de apaixonar pela estética, promete uma performance e um controlo sem paralelo Foto: D.R.

E o que vale, então, o novo Roma? O slogan do modelo que procura ter uma beleza intemporal não deixa os seus créditos por mãos alheias e remete, de uma forma direta, para a boa vida que é apanágio da cidade de Roma: La Nuova Dolce Vita, que é como quem diz, a nova boa vida (ou vida doce, numa tradução mais literal). Esta representação contemporânea do modo de vida despretensioso e sem preocupações, repleto de prazeres da Roma dos anos das décadas de 1950 e de 1960, foi várias vezes espelhada no cinema. La Dolce Vita é um clássico de Federico Fellini. A cena da bela Anita Ekberg a banhar-se na Fontana di Trevi ficou na história do cinema e todo esse contexto inspirou o Centro de Estilo da Ferrari. O resultado é um exterior do novo coupé que busca uma simbiose perfeita entre o design limpo e simples, as proporções harmoniosas dos vários elementos e as linhas elegantes e puras. É o que a Ferrari chama de "minimalismo formal" com todos os pormenores supérfluos a ficarem de fora do design clássico.

É explosivo quanto baste: chega aos 100 km/h em 3,4 segundos
É explosivo quanto baste: chega aos 100 km/h em 3,4 segundos Foto: D.R.

O modelo coupé, pensado para dois afortunados ocupantes, além de apaixonar pela estética, promete uma performance e um controlo sem paralelo. Para isso, o carro traz por baixo do capô um motor V8 turbo de 3,9 litros da família de motores que venceram o prémio de Motor do Ano Internacional nos últimos quatro anos. Nesta versão, encontramos um "coração" com 620 cavalos de potência atingida às 7.500 rotações e uma nova e moderna caixa de oito velocidades DCT que foi introduzida no Ferrari SF90 Stradale, outro dos modelos lançados este ano e que é mais um superdesportivo para pista do que para passeios do dia a dia, como é o caso do coupé Roma. Ainda assim, o elegante Roma é explosivo quanto baste: chega aos 100 km/h em 3,4 segundos e aos 200 km/h em 9,3 segundos, tendo como velocidade máxima os 320 km/h.

Com 4,65 metros de comprimento e apenas 1,3 metros de altura, o Roma tem uma distribuição perfeitamente dividida entre os dois eixos (50%-50%) e pesa 1.472 kg, com o chassis a beneficiar de uma tecnologia modular desenvolvida pela Ferrari. O resultado é não só a redução do peso, mas uma dinâmica, um controlo e uma resposta que prometem deixar o piloto do modelo rapidamente apaixonado. Se se quiser fazer derrapagens sem correr grandes riscos, o Roma está equipado com o chamado Side Slip Control 6.0, uma novidade neste tipo de carro e que permite deixar a traseira soltar-se um pouco com a ajuda da eletrónica.

O interior é tudo o que poderíamos esperar num Ferrari moderno
O interior é tudo o que poderíamos esperar num Ferrari moderno Foto: D.R.

O interior é tudo o que poderíamos esperar num Ferrari moderno. Além da elegância desportiva, não faltam vários ecrãs e botões espalhados pelo cockpit de forma organicamente distribuída. O sistema de infoentretenimento vem com ecrã separado para o passageiro, um painel de instrumentos digital e um ecrã a meio de oito polegadas. Na frente, os faróis Matrix LED, o cruise control adaptativo e o acesso e arranque mãos livres fazem parte do equipamento para dar conforto ao seu novo dono. 

Ao contrário do que se vê nos Ferrari superdesportivos, com interiores construídos em torno do piloto, o Roma tem um cockpit mais simétrico para que os passageiros também se sintam envolvidos na condução. A Ferrari chama a esta abordagem "arquitetura integrada" em que os elementos interiores foram esculpidos dando continuidade aos diferentes materiais, como se um material fosse a consequência natural do outro. Convencido? Há ainda um pormenor delicioso na traseira, além da melhor performance no mundo dos coupés (promessa da FerrarI). O spoiler traseiro aparece quando precisamos dele a mais altas velocidades e está integrado com o vidro traseiro, desenhado para não só garantir maior tração no modelo (a chamada downforce) mas também para manter a estética pura.

O preço deve ficar pouco acima dos 200 mil euros, mas ainda não foi feito o anúncio oficial para a chegada a Portugal, a qual deve ficar para o início de 2020. Até lá, pode muito bem sonhar de olhos bem abertos, já que não paga para ver as fotografias.

Saiba mais Enzo Ferrari, Império Romano, Ferrari Roma, automóvel, desportos motorizados, eventos desportivos
Relacionadas

Os carros que estão (sempre) na moda

Estar na moda pode ser subjectivo. Mas há automóveis que reúnem a beleza e a elegância necessárias para estar in fashion. Na nossa lista há desde um Rolls-Royce inédito até a um BMW sem capota.

Electric dreams, a nova Harley elétrica é mesmo um sonho

Rebeldia, liberdade à americana, tradição e, agora, eletricidade. A Harley-Davidson estreou, este ano, a sua primeira mota totalmente elétrica, a LiveWire. Como se não bastasse de estreias modernas, lançou também o seu primeiro modelo de aventura, a imponente Pan America. A lendária Harley está viva e recomenda-se.

Carros para as mulheres da nossa vida

Carros há muitos e gostos também. Num cenário sem limitações financeiras de maior, que tal oferecermos o carro perfeito para cada uma das mulheres que trazemos no coração?

Driving me mad

É o carro do momento para a Must: o Aston Martin Valkyrie custa quase 3 milhões de euros.

Mais Lidas
Drive Já viu por aí este carro, o Lynk & Co 01?

Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...

Drive 7 museus para viver a paixão pelos automóveis

A velocidade e a competição não são os únicos combustíveis dos aficionados por automóveis. Selecionamos sete museus onde se contam histórias, se celebram marcas, se contempla uma indústria em constante movimento e se aprecia a arte do design. Uma viagem com paragens obrigatórias em França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e, claro, no Caramulo, em Portugal.