Prazeres / Drive

Christian Bale foi aprender a conduzir em pista para o filme ‘Ford v. Ferrari’

O actor Christian Bale é conhecido por se entregar de corpo e alma às suas personagens, como acontece neste filme, que chega às salas portuguesas esta semana.

A carregar o vídeo ...
14 de novembro de 2019 | Miguel Dias

A intensidade com que trabalha já o ‘obrigou’ a transformações físicas extremas, como em O Maquinista, onde perdeu quase 30 quilos e ficou a pesar apenas 55. Como se isso não fosse impressionante o suficiente, seis meses depois de gravar este filme teve de ganhar perto de 45 quilos para o primeiro capítulo da trilogia do Batman de Christopher Nolan.

Agora, Bale tem em mãos o papel do piloto Ken Miles no filme Ford v. Ferrari, e para garantir o máximo de credibilidade possível, teve aulas de condução em pista. É certo que esta decisão está muito longe das ‘loucuras’ que já vimos Bale fazer com o seu corpo, mas mostra o nível de comprometimento do actor norte-americano, agora com 45 anos.

Bale escolheu a Bondurant High Performance Driving School para perceber o que é ser um piloto de corridas e ainda teve oportunidade de conhecer o fundador da instituição, Bob Bondurant, que levou o Cobra Daytona Coupé à vitória na classe nas 24 Horas de Le Mans de 1964.

Esta escola foi-lhe recomendada por Robert Nagle, coordenador de duplos e o responsável pelas cenas de corridas no filme, que estava longe de adivinhar que Bob Bondurant e Ken Miles eram amigos próximos. "Aquilo que não sabia é que o Bob e o Ken Miles tinham sido amigos próximos. A minha esperança era que o Christian pudesse conhecer o Bob e falar com ele durante algumas horas", disse Nagle, citado pela publicação Car and Driver.

De acordo com Nagle, durante a semana em que Bale esteve a treinar em pista, mostrou a mesma intensidade que o caracteriza nos papéis que faz no cinema. "Acabámos as instruções em pista todos os dias às 14h. Era verão em Phoenix e estava mesmo muito calor, mas nós passávamos as quatro ou cinco horas seguintes a conversar com o Bob. Foi incrível", disse. "O Christian ouvia o que os instrutores e eu lhe dizíamos e fazia-o. Cada vez forçava mais, mas sempre em passos calculados. Mas todas as vezes desafiava-se ligeiramente mais", atirou.

Nagle, que também somas muitas horas de corridas, garante que Bale nunca se deixou intimidar por si em pista e que nunca vacilou: "Eu perseguia o Christian e ele não vacilou uma única vez. Quando pressiono pessoas assim costumo ver quando elas param de conduzir e começam a ver-me nos espelhos retrovisores. Mas ele nunca vacilou e nunca saiu de pista. Tenho de dizer que é o melhor actor que alguma vez treinei", confessou.

O filme Ford v. Ferrari, que mostra como a Ford desafiou o domínio da Ferrari nas 24 Horas de Le Mans, estreia nas salas portuguesas esta quinta, 14 de novembro.

Saiba mais Christian Bale, Le mans, Ford, Ferrari, Hollywood
Relacionadas

Elon Musk prepara lançamento de pickup 'Blade Runner'

O presidente da Tesla, Elon Musk, já escolheu a data para a estreia da primeira “pickup” da fabricante de automóveis elétricos e associou os veículos ao famoso filme de ficção científica que inspirou o seu design.

As Bond girls mais sexy de sempre

De Ursula Andress a Denise Richards, passando por Halle Berry e Monica Bellucci, estas são as mulheres mais icónicas que passaram pelos 25 filmes de James Bond desde 1962.

Mais Lidas
Drive Os 10 melhores EV’s de 2023

Não é um comparativo, muito menos um ranking de posições definidas e medalhas para os três primeiros. Trata-se apenas de enumerar os 10 melhores 100% elétricos testados no ano que agora finda. Em 2024 haverá mais, muitos mais.

Drive 7 museus para viver a paixão pelos automóveis

A velocidade e a competição não são os únicos combustíveis dos aficionados por automóveis. Selecionamos sete museus onde se contam histórias, se celebram marcas, se contempla uma indústria em constante movimento e se aprecia a arte do design. Uma viagem com paragens obrigatórias em França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e, claro, no Caramulo, em Portugal.